Documentário musical “Moka, o Pai de todos os Ritmos” de Fred Le Blue é oriundo de pesquisa de arquivo público digital sobre baterista, cantor, arranjador e compositor Moka Nascimento.
Com imagens da entrevista concedida pelo músico para o Estúdio RBC de 2023 e do show de gravação do DVD “Todos os Ritmos” de 2016, o material perpassa algumas nuances artísticas de um dos primeiros bateristas do Estado. Moka é uma verdadeira aula de percepção, ritmo, gesto e história musical.
Com uma trajetória de mais de 50 anos de estrada, junto aos melhores conjuntos de baile e bandas de rock do Estado nas décadas de 1970 e 1980, como Akuarius Seven (GO), Hippies cordas e metais (GO), Tarântulas (GO), Os Matuskelas (DF), Os Gorilas (MG), Vide Bula (GO), segue com força, fé e foca na cena musical goiana, atuando também na defesa dos direitos dos músicos no Sindicato dos Músicos Profissionais de Goiás. Acompanhou diversos artistas goianos e brasileiros, como Gilberto Correia, Valter Mustafé, Odair José, Cristian e Ralf , Ricardo Leão, Bororó, Gilberto Correia, Almir Sáter, Tetê Spíndola, Nila Branco, Sá & Guarabyra, Elke Maravilha, Patrick Dimom,Tibério Gaspar, Walter Franco, Giorgia Brown, Valter Mustafé e Nasi.
Moka, tendo atravessado fronteiras culturais e promovido pontes intergêneros, sobretudo em seu traballho autoral, tocando e fusionando ritmos como rock progressivo, afro-cubano, salsa, jazz, baião e funk. Um exemplo disso, é a clássica versão de “Champs City Chicago”, obra sobre a memória coletiva e percepção urbana da paisagem cultural do bairro de Campinas nos anos 80.
É, por isso, que, mais do que “o pai do rock”, o mestre Moka também é “o pai de todos os ritmos” em Goiás.
Data: Dia 30 às 19 hs
Direção: Fred Le Blue
Link: https://youtu.be/cnyr_c1TPx4
Canal: @arteteturaehumanismo
“Orgulho de ser amigo pessoa deste grande Amigo Moacir Nascimento – Moka Baterae sua familia: Esposa Helia e Filhos”-
Carmelita Gomes – Imprensa Criativa
Comments are closed.