Press "Enter" to skip to content

VEM AI O CURTA CANEDO 2023

Compartilhe

RELATÓRIOS DE TODAS AS EDIÇÕES: 2016-2017-2018-2019-2020 E 2022.

O FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA CURTA CANEDO EM PARCERIA COM O FESTIVAL MOINHO CINE FEST DE PORTUGAL

2016 – O CURTA CANEDO – Festival de Cinema de Senador Canedo nasceu da necessidade de democratizar o acesso das obras do audiovisual goiano e brasileiro. Temos como objetivo promover reflexão sobre os conteúdos audiovisuais de curta-metragem, em especial a produção local e aproximar a população do cinema independente. 2016 – O Curta Canedo teve sua primeira edição em 2016 e desde então entrou para o circuito permanente de festivais de cinema do estado de Goiás e do Brasil. Com o lema O Cinema pela Igualdade Racial e a Valorização da Mulher, o Curta Canedo se destaca em sempre promover um festival que enaltece a diversidade.

2017 – 2° FESTIVAL DE CINEMA DE SENADOR CANEDO “CURTA CANEDO 2017” CHEGA COM NOVIDADES  por: Patricia Finotti – 02/10/2017

Mostras de filmes infantis, oficinas, palestras, workshops e seminários se juntam à mostra de curtas-metragens. Chegou a hora de Senador Canedo respirar cinema. A cidade foi a sede do 2° Festival de Cinema de Senador Canedo – Curta Canedo 2017 nos dias 6, 7 e 8 de outubro, nas instalações do Colégio Ipós que fica na Rua 101, esquina com a Rua 116, Vila São Sebastião.

Dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais de Curtas-metragens em caráter competitivo, neste ano, além da exibição de filmes com produções goianas e nacionais, a programação terá mostra de filmes infantis, palestras, oficinas, debates, workshops e seminários. Dando continuidade a uma história que se iniciou no ano passado, o Festival é organizado por Carmelita Gomes e a Empresa Criativa Comunicação e Marketing Ltda (Jornal Imprensa Criativa).

Nesta segunda edição, conta com apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás – SEDUCE, e Governo DO Estado de Goiás. A Produtora Cultural Carmelita Gomes, idealizadora e coordenadora do projeto, credita o importante reconhecimento de ter sido contemplado pelo fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, ao sucesso do primeiro Curta Canedo.

“Nós queremos oportunizar o acesso à cultura através do CURTA CANEDO 2017 e despertar crianças, adolescentes e jovens para o mercado de trabalho que o cinema oferece, além, é claro, de despertar talentos. Sempre contamos com ótimos profissionais na realização do evento, e com as participações de grandes cineastas goianos e de todo o Brasil”.

O Festival valoriza as produções, e premia os três melhores em 18 categorias (num total de 54 filmes premiados). O evento traz cineastas de Goiás e do Brasil. Desta forma, adota o formato de homenagens a dois cineastas a cada edição, que darão nomes aos troféus da Mostra.

Este ano, serão homenageados a cineasta goiana Rosa Berardo e o cineasta Noé Luiz Mota. Programação A segunda edição do festival teve seu início no dia 6 de outubro, com o Curta Canedinho, mostra competitiva de filmes infantis com premiações em dinheiro para primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria Melhor Filme Infantil.

Com sessões no período matutino (8h às 10h) e vespertino (14h às 16h). O público também pode assistir aos filmes de animação da cineasta Rosa Berardo.

Às 19h de sexta-feira (6), foi realizada a cerimônia de abertura, com homenagens aos dois cineastas que darão nomes aos troféus da mostra.

A cineasta goiana Rosa Berardo, para os prêmios do “Curta Canedinho” e o cineasta Noé Luiz Mota, para os demais prêmios.

Estiveram presentes, autoridades e cineastas convidados.

Apresentações artísticas e shows dos cantores Diego de Moraes, Lineker Lancellote, Banda Chá de Gim, Blac Mam e convidados animarão a noite, com palco montado na rua para que toda a comunidade participe.

No sábado (7), às 8h30 da manhã, abriram-se as inscrições para as oficinas, que foram gratuitas e abertas ao público em geral, com direito a certificados.

Às 15h, se iniciou a mostra competitiva, com exibições dos curtas-metragens que concorrerão no festival. Domingo (8), a partir das 9h, teve a exibição de filmes convidados, e às 11h, a cerimônia de encerramento, com as premiações aos vencedores da mostra. (Kelisangela Silva – Jornalista)

SERVIÇO: 2° festival de Cinema de Senador Canedo – Curta Canedo 2017 Quando: 06, 07 e 08 de outubro de 2017 Local: IPÓS – Cursos e Treinamentos: Rua 116, c/ a Rua 101, Vila São Sebastião, Senador Canedo- Goiás. Entrada: Gratuita

Fonte: https://www.patriciafinotti.com.br/2-festival-de-cinema-de-senador-canedo-curta-canedo-2017-chega-com-novida

2018 – CURTA CANEDO 2018 MESA DE DEBATES: “O cinema Pelo Fim da Violencia a Mulher”

10 DE SETEMBRO DE 2018 “

Só há uma forma de valorizar, valorizando, se envolvendo verdadeiramente. Carmelita Gomes.

No Dia 22 de Setembro de 2018, a partir das 9:30 da manhã, dentro da sua programação O CURTA CANEDO 2018 trouxe para a discussão um assunto de suma importância para Goiás, Brasil e Mundo. “O Cinema Pelo Fim da Violência a Mulher.

A produtora Carmelita Gomes convidou Líderes femininas para a Mesa de Debates: „O Cinema Pelo Fim da Violência à Mulher.” Elas Prontamente aceitaram o convite e estarão presentes no Curta Canedo 2018 „Pelo Fim da Violência à Mulher.”

Atriz Cris Lopes para exibir o Filme “Miguel” como convidado especial no 3º Festival de Cinema de Senador Canedo – Curta Canedo 2018. “O filme trata de violência doméstica, mas, resolvemos abranger o tema, porque acreditamos que as artes pode ser uma ferramenta de luta.” Diz a produtora Carmelita Gomes.

Para debaterem este tema urgente em nossa sociedade além da conceituada atriz internacional Cris Lopes convidamos as melhores líderes de Goiás que tem em seus históricos, a luta pelo fim da violência e da discriminação de qualquer natureza. Líderes femininas que aceitaram o convite e estarão presentes no Curta Canedo 2018 „Pelo Fim da Violência à Mulher.”

Alice Fátima Martins Doutora em Sociologia, Mestre em Educação, Licenciada em Artes Visuais. Professora na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Pesquisadora do CNPq. Autora dos livros “Saudades do Futuro: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir”, e “Catadores de sucata da indústria cultural”.

Ana Rita Marcelo Professora ANA RITA MARCELO DE CASTRO, graduada em História, pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciências da Religião pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás. É professora da Educação Básica, do Ensino Superior e Pós Graduação. Atualmente preside o Conselho Estadual da Mulher de Goiás – CONEM GO Coordenou o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Faculdade Alfredo Nasser, conselheira titular do Conselho Estadual da Mulher de Goiás, Assessora da Pastoral da Juventude do Meio Popular, foi dirigente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás- SINPRO-GO integra o Fórum Goiano de Mulheres. Secretária Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia de 2013 a 2015. É militante feminista, presidiu o Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás, de 2009 à 2012, foi Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Goiânia, no período de 2010 à 2012.

Patrycya Marques Policial Militar, Graduada em Direito.

Cris Lopes – Atriz Personagem Delegada (Cris Lopes) BREVE NOS CINEMAS na empresa Filme Meio Irmão- longa metragem – Direção: Eliane Coster Filme AGS – Atriz – protagonistas: Madame Christie (Cris Lopes) com Monsieur Pierre (Euler Santi) FREER Canadian Feature Film (acting in english) CANADA & USA in 2017 – COMING SOON Actress na empresa Filme Miguel – Direção: Natalia Grecco Actress na empresa Rede Record de Televisão Actress na empresa A Última Cena – Filme Direção Rodney Borges Filme Pele Suja Minha Carne – Direção: Bruno Ribeiro Filme O Cavaleiro e o Mago – Direção: Dario Alvarez & Bruno Rollo Trabalhou como Film Une Journée à Paris (Cris Lopes) Actrice, Atriz na empresa Ville de Paris Trabalhou como Cris Lopes Atriz na empresa Ville de Paris Trabalhou como Atriz na empresa Filmow Trabalhou como Avesso, o Filme, Atriz (Cris Lopes) (personagem: cabeleireira Lucy) na empresa Short film Trabalhou como Atriz Actress na empresa Cris Lopes – Atriz www.crislopes.com.br Trabalhou como Atriz/Reporter Intl Documentarios Marrocos (tapetes orientais) na empresa Documentaries Trabalhou como Atriz/Reporter Intl Documentarios Egito (tapetes orientais) na empresa Documentários Trabalhou como Atriz (Garota do Lounge) na empresa O Magnata Trabalhou como Atriz (seriado infanto-juvenil: personagem Xuxu) na empresa Rede TV! Trabalhou como Atriz Repórter Piratinha na empresa SBT Trabalhou como Apresentadora Atriz Piratinha na empresa Canal 2 .

Silvana Silva Diretora, roteirista e fotógrafa com mais de 10 anos de experiência. Residente em Senador Canedo e graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás, Silvana Silva já dirigiu 6 curtas-metragens, entre eles Violação (2016) que tem percorreu festivais em todo o Brasil. Seu mais recente filme O Encontro com o Outro teve 7 indicações à prêmios no Festival de Filmes de Faina em 2017 e terá sua estreia em 2018 no festival Morce-GO. Desde 2016 tem trabalho pelo cineclubismo goiano sendo membro da Associação de Cineclubistas de Goiás, tomando frente em decisões e políticas públicas para os cineclube. Em 2017 foi jurada do FIVAC. FILMES: A espera de Godô (2015) – Direção de fotografia, (in)sensorial (2015) – Direção e roteiro; Vida de Cidade (2015) – Direção e roteiro; A Estrada (2015) – Direção e roteiro; Violação (2016) – Direção e roteiro Paula (2016) – Direção e roteiro; O Encontro com o Outro (2018) – Direção e roteiro. Formação: Cinema e Audiovisual – Universidade Estadual de Goiás – Cursando. Previsão de conclusão: 2019, Fotografia – PC/Goiás – Conclusão em 2012; Principais atividades desenvolvidas: Cinegrafista, roteirista e direção. Teacher na empresa Faculdade Cambury e Film director na empresa Frita Filmes , Coletivo Centopeia e Barroca Filmes; Estudou Cinema na instituição de ensino UGF em 2012.

Cida Alves Psicóloga, Doutora em Educação e Adm. do Blog “Educar Sem Violência”

Marileia Ferreira da Silva Laprila Conselheira do CONEM. Dirigente do movimento Agô. Yalorixá *Falou sobre a violência doméstica e sexual.

Sidiana Soares Presidenta do Centro Popular da Mulher/UBM-GO Presidenta do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Goiânia.

Glacia Maria Teodoro Reis: Doutora em Direito Civil pela Universidade Buenos Aires. Ex Secretária Estadual de Política para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial. (2011 a 2014). Superintendente Executiva da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria Cidadã,

Lucilene Vitório: Coordenadora da CONEN( Coordenação Nacional de Entidades Negras), Coordenadora da (CONNGO ) Coordenação de Negras (os) de Goiás. Membro da Diretoria do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Conselheira do COMPIR) CONSELHO MUNICIPAL DE IGUALDADE RACIAL SC, Conselheira do CONEM) CONSELHO ESTADUAL DA MULHER.

Yordanna Lara Historiadora pela Universidade Federal de Goiás; Em formação psicanalítica pelo DPG/ Goiás ; Mestranda em Antropologia Social/UFG; Membro pesquisadora do Trans/UFG, Membro fundadorado Coletivo TransAção/UFG; Pesquisadora do Sertão/UFG, Membro dos Advogados Amigos da Diversidade/Goiás e ativista dos movimentos de mulheres pretas, transexuais e travestis no Brasil.

Cirlene Pereira J. Santos  Representante do Cineclube Bandidas e curadora.

Alyne Schaglia Policial Civil diretora do presidio publico de Senador Canedo

Ana Claudia de Paula Gerente Municipal de Igualdade Racial e Atenção à Mulher

Rosa Pereira Barbosa Pegagoga graduada,escritora,bacharel em direito,colunista do diário de manhã , poetisa Yane Ribeiro Gerente Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero

Shyrley Cristina Especialização na UFG – em metodologia do Ensino Fundamental, diversidade e inclusão social. Iniciei minha carreira em Senador Canedo com 18 anos, em 1999. Fui professora, Coordenadora Escolar, Coordenadora da Escola Aberta (educação rural) Diretora em Goiânia onde também sou concusada, Superintendente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em Senador Canedo e atualmente estou na coordenação da Secretaria Municipal de Educação. Professora – Secretaria Municipal e Estadual de Educação.

Fátima Soares Presidente da ONG Liga de Mulheres de Senador Canedo.

Izabel Christina Teixeira – Presidente do GT Goiás Sem Drogas

Carmelita Gomes Produtora Cultural – Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

JUNTO AO EVENTO ACONTECE A FEIRA CRIATIVA CURTA CANEDO – COM MULHERES EMPREENDEDORAS DO MOVIMENTO AGO E ARMAZEM NORDESTINO.

2019 -FESTIVAL CURTA CANEDO 2019 Três Dias de muita cultura, educação , exibições de filmes goianos, documentários e nacionais. NOITE DE PREMIAÇÕES Melhor filme/ nuvem negra Melhor filme goiano/ Rio das almas Melhor filme júri popular/ novos goianos. Melhor filme curta Canedinho/ Um beijo para Sofia Melhor Ficção/ A Sombra Melhor documentário/ Nadir Melhor animação/ Gravidade Melhor filme experimental/ Thinya Melhor roteiro/ Camaleão Melhor som/ ondas Melhor trilha sonora/ pós velhos tempos Melhor conjunto de arte/ essa valsa é minha Melhor fotografia/ ondas Melhor ator/ Jean Claude Bernadet Nuvens negras Melhor atriz / áurea Baptista a sombra Sucesso Total!! 2019 –

Um resumo do 4º Curta Canedo 2019 O Festival que ganha novos contornos a cada ano, superou expectativas esse ano, conseguindo ampliar o número de atividades e consequentemente atingir um público maior, e principalmente um vulto nacional.

Com a curadoria de Itamar Borges e Cleiner Micceno os mais de 400 filmes inscritos foram selecionados, 48 dos mais diversos estilos e localidades. O júri foi formado por Rochane Torres e Deborah Oliveira , que tiveram a difícil tarefa de escolher os melhores filmes que foram premiados. Uma mostra especial de documentários com temática feminina, que foi o tema do festival, mostrando as mais diversas facetas do universo feminino e a força da mulher no audiovisual. Além disso, tivemos uma mostra Goiana, com diversos realizadores, a mostra nacional que teve filmes do Brasil inteiro, e para as crianças, o Curta Canedinho, com o melhor da produção feita para essa faixa de idade, dando inclusive o prêmio de melhor filme infantil, escolhido pelas crianças participantes.

Primando sempre pela qualidade e diversidade, o festival foi bastante democrático nas escolhas e estilos dos filmes, tendo uma categoria de filme experimental.

Com vários Workshops, oferecidos gratuitamente, levando não só para o público presente, mas, também escolas e alunos do ensino público, uma diversidade de linguagens incluindo os jovens nas mais diversas formas do audiovisual.

Os workshop e cursos oferecidos foram:

Cinema com celular – do cineasta paulistano Adriano Gomez, onde com as novas tecnologias foi possível mostrar as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos com templates simples e funcionais. Com participação direta dos adolescentes, que se divertiram durante o workshop.

 

A Diretora Doutora Rosa Berardo nossa parceira desde o 1º Curta Canedo 2016.

Minicurso de Fotografia com Rosa Berardo – A cineasta e produtora goiana Rosa Berardo, mostrou com técnicas simples e funcionais o universo da fotografia para os participantes, sendo uma forma de olhar o mundo através das lentes em uma expressão artística. E sua forma divertida e lúdica, transforma a aula em uma vivência bastante marcante para os participantes.

 

Maquiagem para cinema – Dani Matos, que mostrou várias técnicas de maquiagem para os mais diversos estilos e necessidades dentro e fora das telas, levando os alunos ao universo da maquiagem transformadora e tão importante para o cinema e teatro.

Um curso inédito no festival que atraiu uma gama enorme de participantes ávidas por conhecimento das possibilidades dentro da maquiagem. Introdução a Animação Stop Motion – com o animador Dústan Deven , onde os adolescentes tiveram contato com as técnicas de animação, em um universo bastante divertido, aprenderam técnicas comuns aos desenhos animados, mostrando como são realizados os filmes de bonecos desde o inicio da era cinematográfica . Foi outra novidade no festival que busca sempre trazer inovações e informação.

Cleiner Micceno é Presidente da Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e
Vídeo, Curador Do Curta Canedo e Oficineiro de Direção Cinematográfica e Fotografia

Direção e Atuação para Cinema – Do diretor sorocabano Cleiner Micceno – O curso trouxe a realidade por detrás das câmeras para os alunos que almejam entrar para o fazer cinematográfico, ou simplesmente entender como funciona o fazer do audiovisual. Introdução ao Audio Visual – com Aldene José, oferecido para na escola Municipal Isabel de Matos de Senador Canedo, direcionado aos jovens adolescentes entusiastas da sétima arte.

Estes com o resultado do curso oferecido pelo Curta Canedo nas Escolas, realizaram quatro curtas metragens que foram exibidos no festival. Os alunos tiveram contato com técnicas e também parte teórica de cinema, com muitos exercícios práticos e exemplos in loco.

No evento ainda foi palco para encontros de discussão muito importantes, como a roda de conversa “O cinema pela igualdade e valorização da mulher” onde temas do universo feminino foram debatidos, com filmes, falas e pautas da atuação da mulher na sociedade e na produção audiovisual brasileira.

Roda de Conversas com lideranças Femininas – “O Cinema Pela Igualdade e a Valorização da Mulher, aconteceu na manhã do dia 30 com 28 líderes feministas e atrizes, diretoras, diretores etc e mais de 100 pessoas da comunidade, Discutiram “A Imagem da Mulher que o Cinema Tem Propagado? e Conclama à Valorização da Mulher no Cinema.

Encontro dos cineclubistas, com diversos cineclubes mostrando sua atuação e planejando ações efetivas para o futuro.

Além das mostras, Workshops e debates houveram shows em todos os dias do festival, com figuras conhecidas da música Goiana, como Diego Mascate e A Banda de Apoio, Participação especial de Cleiner Micceno da Banda Old School Panx de Sorocaba SP, apresentações performáticas e mostra de filmes feitos pelos alunos da UEG. E pensando sempre na comunidade de Senador Canedo, foi levado para as escolas da cidade de forma gratuita a mostra especial Educacine, com filmes de temática educativa e ambiental, na semana que anteviu o festival. Com essa diversidade e com todos esses eventos e cursos, o Curta Canedo se torna aos poucos um dos mais importantes festivais da região Centro Oeste do Brasil, primando sempre pela diversidade e temas importantes para sociedade atual. Que venha o quinto Curta Canedo.

Produtores: CRIATIVA COMUNICAÇÃO E MARKETING Ltda – Carmelita Gomes e Cleiner Micceno ( MAMBO PRODUÇÕES)

Apoio: Prefeitura Municipal de Senador Canedo – Semesc – Seplan e Espaço Cidadania Colaboradores: Turbinet, Atacadão do Piso – GT- Goiás Sem Drogas, MIcrotech, Conem. Fonte: https://imprensacriativa.net/cidade-criativa/curta-canedo-2019-sucesso-total/ https://canedonet.com.br/definida-programacao-do-festival-curta-canedo-2019/ https://youtu.be/Ywx–tcMC10

2020 O CURTA CANEDO FOI VIRTUAL POR CONTA DA PANDEMIA https://curtacanedo.com.br/curtacanedo2020/top20/

O CURTA CANEDO é um dos maiores e dos mais importantes festivais de cinema do Estado de Goiás, valorizando a diversidade com a promoção da Igualdade racial e de cineastas mulheres cis e trans no estado.

O 5º Festival de Cinema de 2020 (Online) FOI realizado nos dias de 01 a 07 de Novembro deste ano de 2020. Produzido e dirigido pela Criativa Comunicação e Marketing e Mambo Produções Artísticas e Culturais, com direção-geral de Carmelita Gomes e Cleiner Micceno.

A edição de 2020 apresentou a 5ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, o 5º Festivalzinho de Cinema CURTA CANEDINHO, a 5ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas Metragens, a 5ª Mostra Mulheres no Cinema, a 1ª Mostra Cinema e Negritude e a 1ª Mostra Macabra– (Cinema Fantástico, Horror, suspense, Sci-FI).

Todas as sessões são competitivas e os vencedores receberão o Troféu “Imprensa Criativa”, símbolo oficial do 5º Festival de Cinema de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDO 2020 (Online).

Clique aqui para LER e/ou fazer o download do Regulamento do Curta Canedo 2020 Formulário de Inscrição:

https://imprensacriativa.net/inscricao-curta-canedo-2020/

O Festival Curta Canedo é uma Realização do Jornal Imprensa Criativa, Mambo Produções, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Senador Canedo Goiás. https://www.mulheresnacomunicacao.com/noticias/confira-o-regulamento-do-5o-curta-canedo-2020-online/

2022 – CURTA CANEDO TEM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO GOIÁS E É O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS

Festival de cinema em Senador Canedo reúne projetos de mais de 400 artistas

POSTADA EM 29 DE AGOSTO DE 2022

EM EDUCAÇÃO E CULTURA – https://senadorcanedo.go.gov.br/festival-de-cinema-em-senador-canedo-reune-projetos-de-mais-de-400-artistas/ Etapa de inscrição contou com 478 inscritos e entra agora na fase de curadoria com renomados nomes do audiovisual. O Curta Canedo é um dos maiores festivais de Goiás e este ano iniciou com a abertura para inscrições de filmes no dia 3 de agosto até dia 23 de agosto, alcançando em 20 dias um total de 478 filmes inscritos.

Agora, entra em sua fase de curadoria. Seus curadores teve até dia 22 de setembro e selecionaram aproximadamente 50 filmes para as mostras competitivas do Festival. O festival que já está em sua sexta edição veio com uma temática importante este ano, valorização a diversidade com a promoção da igualdade racial de cineastas mulheres cis e trans no estado. Além de divulgar o cinema nacional de curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, e discutir meios e estratégias para a produção, realização e distribuição da produção audiovisual e para a formação de público para o cinema brasileiro, além de protagonizar, promover e incentivar novos talentos no audiovisual Curadoria de conteúdo Após o período de inscrições que terminou no último dia 23 de agosto e contou com mais de 475 inscritos, o festival entra agora na etapa de curadoria de conteúdo, que é formada por profissionais com renomada experiência na área audiovisual e habilidade para analisar todos filmes seguindo critérios técnicos e artísticos. Os curadores selecionaram 50 filmes que se encaixam nas seguintes mostras: 6ª Mostra Curta Brasil (Filmes Nacionais); 6ª Mostra Curta Goiás (Filmes Goianos); 6ª Mostra Curta Mulheres ( Filmes de Diretoras Mulheres Cis ou Trans); 2ª Mostra Curta Negritude, (Filmes por diretoras e diretores que se auto declaram negros/pretos); 2ª Mostra Macabra– (Cinema Fantástico, Horror, suspense, Sci-FI) e 1ª Mostra Curta a Cidade ( Filmes que tem como Tema, ou personagens da cidade; e/ou que foram gravados na cidade de Senador Canedo Goiás). Uma das inovações das mostras é também, criar novos públicos para o audiovisual goiano e nacional e ainda capacitar e aprimorar os profissionais do audiovisual. Uma das curadoras responsáveis pela seleção de filmes é Carmelita Gomes, produtora que está a frente do Festival Curta Canedo. Carmelita é atriz, palestrante e conferencista e atualmente é Presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade de Senador Canedo Goiás. Para ela, o festival valoriza a cultura local além de incentivar novos talentos do audiovisual. Outro grande nome que participa como curador nesta edição é Joseph Merêncio. Foi produtor executivo na empresa Somaê Filmes. Especializado em festivais audiovisuais, foi responsável por mais de 200 seleções de curtas, médias e longas metragens no Brasil e no mundo, citando países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Quenia, Itália, entre outros, no qual tiveram mais de 20 prémios conquistados em festivais e mostras de cinema. Ele também foi curador das edições de 2018 e 2019 do festival Gato Preto de Cinema de Horror, realizado em Perus, São Paulo SP.

O resultado da seleção foi  divulgado no dia 23 de setembro, no site oficial do Festival e conta com troféu para 1º, 2º e 3º colocado na modalidade: Curta a Cidade, mas todos os premiados receberam seu certificado.

O festival acontece dos 06 a 09 de outubro na cidade de Senador Canedo. Para mais informações: https://curtacanedo.com.br/2022/ HTTPS://CURTACANEDO.COM.BR/2022/

O Curta Canedo é um dos maiores Festivais de Cinema de Goiás. Iniciamos a abertura para inscrições de filmes no dia 3 de agosto e finalizamos no dia 23 de agosto e em 20 dias foram mais de 478 filmes inscritos. E MAIS DE 30 FILMES CONVIDADOS E MOSTRAS PARALELAS TOTALIZANDO 502 FILMES ENVOLVIDOS.

Além deste relatório de todos os anos também anexamos portfólio de nossas atividades conforme solicitado no Mapa Goiano.

 

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fcurtacanedo%2Fposts%2Fpfbid02DjJT492azh76BQPK2iAP4UBMTdKgNffywSRXE57JNnH4LDZcwkgf6u8T86xkjJ4gl&show_text=true&width=500″ width=”500″ height=”411″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share”></iframe>

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.