Press "Enter" to skip to content

Filmes de Diretores Premiados no Curta Canedo serão exibidos na Feira Cultural Ruptura Negra em Goiânia.

Compartilhe

FEIRA CULTURAL RUPTURA NEGRA

Dias 23 e 24 de Novembro de 2018.

Mês de novembro comemoramos o mês da consciência negra e nós do Ruptura Espaço Cultural, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS/FCS/UFG e o Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural (NUPAC), em parceria com o Festival Curta Canedo/Imprensa Criativa e o Festcurtas -UEG/Uruaçu, promovemos o Ruptura Negra: consciência negra, arte e cultura.

Serão dois dias de atividades voltadas para o debate acerca do racismo e da cultura afro-brasileira, com lançamento de livro, filmes, minicurso, exposições, música, feira cultural e muito mais!

Programação:

Sexta-feira, 23/11
18:00 – Abertura – Exposição Consciência Negra.
– Exposição Paulo Caetano
19:00h – Mesa Redonda: Movimento Negro, Consciência Negra e Racismo
Prof. Dr. Pedro Barbosa/UFJataí
Profª. Me. Gabrielle Andrade – NEMOS/FCS-UFG
21:00 – Lançamento do livro O Movimento Social Negro Brasileiro: da liberdade de autonomia organizativa à institucionalização. Autor: Prof. Dr. Pedro Barbosa – UFJataí

Sábado, 24/11
15:00-17:00 – Minicurso: A constituição do racismo no Brasil: instituições, intelectuais e ideologia – Prof. Dr. Cleito Pereira – NEMOS/FCS-UFG
17:15 –18:15 – Mostra Curtas premiados na 2ª edição do FESTCURTAS 2018 – UEG/Uruaçu
*Resgatando a cultura quilombola. Direção: Alice Gonçalves – GO
*Festa do Caju. Direção: Renato Alves – GO
*Brasil do Caos. Direção: Renata Alves e Christian Mateus – GO
– Animações de Paulo Caetano e Música de João Pedro Caetano

18:30 – 20:00 – Mostra Curtas premiados na 3ª edição do Festival de Cinema Curta Canedo – 2018
*O Matador. Direção: Cleiner Micceno – SP
*Nódoas. Direção: Ângelo Lima – GO
*Intervenção. Direção: Isaac Brum – GO
*Carroça 21. Direção: Gustavo Pera – SP
*Marcas da ditadura na vida de um ator. Direção: Rosa Berardo – GO

19:00 – Feira cultural (Ruptura Cultural, Rebellium Coletiva, Patrícia Ferreira (Patworkpat), Nega Lilu Editora, Ilda Santa Fé, Adriana Mendonça. Bandas: Resistência Acústica, Filhos de Saci, Café com Chá).
20:00 – Representando o Movimento Favela R’Existe teremos apresentações do Bboy F C Sousa Flexa Entertainement juntamente com o Bboy Smth  apresentando uma perfornance de Dança Original Funk Style, o Rapper Skina 21, Fabricio da Silva e a Coordenadora do Movimento Favela R´Existe, Lucilene Vitorio Rodrigues.

Comidas e Bebidas
Janayna Medeiros – Opção Vegana, Zeka’s Burger Food – Sanduíches e Bebidas

FILMES DE DIRETORES PREMIADOS NO FESTIVAL CURTA CANEDO 2018

O Curta Metragem MATADOR do Cineasta Paulista Cleiner Micceno será exibido na FEIRA CULTURAL RUPTURA NEGRA Dia 24 de Novembro 2018. Em Goiânia, no Ruptura – Espaço Cultural

MATADOR – Direção: Cleiner Micceno
A história do notório matador dos tempos da escravidão, Diogo da Rocha Figueira, o “Dioguinho”, é transportada para o final dos anos 70, ainda na ditadura militar, quando ele tenta acabar com os sindicatos que buscam garantir os direitos dos trabalhadores do campo.

Elenco : Jose Luiz Freitas Souza – Diogo, Hugo Muneratto – Osvaldo, Daniel Moura – Alcaguete, Claudemir Guerra – Onofre, Andrea Moscatelli – Canaviero Velho, Joice Monteiro – Canavieira.

NÓDOAS – Diretor: Angelo Lima

“Nódoas”, de Ângelo Lima. O filme é baseado no conto “O torturador ele só em sua noite, sem sua turma e longe da putíssima senhora sua mãe”, do escritor Valdivino Braz. Mostra a realidade de um ex-torturador quando seus trabalhos não são mais necessários após a anistia.

“O filme se chama Nódoas porque, ao longo do conto, fala das manchas que ficam na personalidade desse torturador. Ele não defende o torturador, apenas mostra o outro lado, de dentro do espelho, que é diferente. É impossível que uma pessoa que, durante anos cometa atos tão duros, tão desgraçados, não vá ficar com manchas”. Duração 15 minutos.

INTERVENÇÃO – Direção Isaac Brum

Um dia na vida de um jovem motoboy (Negro) de uma metrópole brasileira devastada pela guerra contra as drogas.

18 minutos.

CARROÇA 21: Direção: Gustavo Pera

Maura, é mulher, mãe de 7 filhos e catadora de materiais recicláveis na maior cidade da América Latina. Enquanto ela trabalha duro para se manter, tem que lidar com preconceito, invisibilidade e a ignorância de quem não reconhece o valor e a importante função do catador. Curta-metragem (12′) realizado no curso “Oficina de Documentário: Estética da Não-Ficção” ministrado por Anderson Souza no Oficina Cultural Oswald de Andrade. Roteiro e Direção: Gustavo Pera. 12 Minutos.

 

AS MARCAS DA DITADURA NA VIDA DE UM ATOR – Diretora Rosa Berardo

O curta Marcas da Ditadura na vida de um ator registra uma fase mais moderna da diretora. A história é contada de forma híbrida e mescla cenas gravadas com quadrinhos, estilo HQs, em preto e branco. No documentário, Rosa conta a experiência do ator goiano Almir de Amorim com a ditadura militar brasileira e propõe uma reflexão sobre o tema, abordando o período no qual ele ficou internado em um hospital psiquiátrico por ser contrário ao regime militar. “É muito importante dar luz à discussão sobre a forma como a psiquiatria foi usada para desacreditar as pessoas e justificar violências na ditadura militar. Homens e mulheres eram retirados da sociedade com o pretexto de que não se encaixavam nos parâmetros de comportamento.” Para ajudar na composição do curta, que conta com a participação do ator Sérgio Mamberti, Rosa ingressou em uma pesquisa histórica e profunda sobre os hospitais psiquiátricos Adalto Botelho, em Goiânia, e Franco da Rocha, em São Paulo.

Obs: Todos Filmes de Diretores premiados no Festival CURTA CANEDO 2018, dando sequencia ao Projeto Curta Canedo Itinerante, uma parceria com o Ruptura Espaço Cultura – Prof. Dr. Cleito Pereira dos Santos e Jornal Imprensa Criativa – Carmelita Gomes

Dias 23 e 24 de Novembro – Ruptura Espaço Cultural – Inicio sempre às 18:00h

Ruptura está localizado na Av.Anhanguera(antiga 211, extensão da av. anhanguera) em frente a Igreja Videira e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Não tem erro: vindo da Eseffego, sentido praça da bíblia, fica na rua do Restaurante Clã-destino – Pit Dog Siri Cascudo (pracinha após a eseffego).

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.