A obra do Cmei do Residencial Santa Edwiges é a primeira a ficar pronta, é uma das três instituições de ensino planejadas para aumentar o número de vagas na Educação Infantil do município. Com uma estrutura acolhedora e moderna, os prédios estão sendo feitos mediante uma parceria entre a Administração Municipal, Ministério Público e empreendedores imobiliários.
Uma conquista para região do Santa Edwiges, que também recebe em breve uma escola para atendimento do Ensino Fundamental, construída totalmente com recurso municipal. Na Educação Infantil, serão um total de 585 vagas a mais na Rede Municipal, para crianças de 6 meses à 5 anos de idade. Além do Cmei do Residencial Santa Edwiges, está também em andamento às obras dos prédios do Residencial Paraíso e Aracy Amaral.
As três instituições de ensino contam com estrutura administrativa, salas de aulas, pátio coberto, refeitório, lavanderia, cozinha industrial, construção que prevê acessibilidade, com dinâmica para atender a faixa etária, como banheiros e demais acabamentos estruturados com funcionalidade adequada para as crianças; e todos serão contemplados com placas para produção de energia solar. As obras no ensino infantil são resultado de uma parceria entre empresas do ramo de construção civil, a Administração Municipal e o Ministério Público. A ação conjunta é resultado da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, que beneficia mais de dez bairros e centenas de famílias.
Novas escolas municipais
Autorizadas no final de maio, já estão sendo construídas cinco novas instituições de ensino no município, um investimento de mais de 7 milhões de reais, do recurso municipal, que beneficiará diretamente mais de três mil famílias, com mais vagas no Ensino Fundamental, em um projeto moderno e acolhedor, respeitando as mais modernas normas da arquitetura para uso pedagógico.
As novas escolas estão sendo construídas no Residencial Santa Edwiges, Residencial Aracy Amaral, Residencial Prado, Residencial Flor do Ipê e Residencial Buriti. Os projetos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades do município, dentro da realidade urbana, que possui áreas públicas menores, porém que agrega todas as possibilidades de uso pela comunidade.
Os novos prédios terão rede lógica, com sistema wifi integrado a todo espaço, salas de aulas amplas, laboratório de informática, cozinha industrial, área administrativa, pátio coberto para uso na recreação e demais atividades pedagógicas. Em um designer que trará interação dos alunos, dentro de uma proposta pedagógica participativa. Além de estacionamento, a escolas terão baias de acesso e serão totalmente acessíveis, com sinalização em toda sua estrutura para deficientes visuais. Um ambiente arejado, que comportará com conforto uma média de 320 alunos por turno. A previsão para entrega das novas unidades é ainda neste ano letivo, por isso, as obras já foram iniciadas com a limpeza dos lotes, e um cronograma funcional.
Carmelita Gomes |
Be First to Comment