Press "Enter" to skip to content

Acadêmico do curso de artes visual, fundador da UAGO (união dos Artesãos de Goianápolis) tem pecas em todos os estados do Brasil e fora do País

Compartilhe

Júlio Gomes tem 31 anos, trabalha com artesenato, ha mais de vinte anos; é mestre artesão, reconhecido pelo PAB (Programa do Artesenato Brasileiro).

Acadêmico do curso de artes visual, fundador da UAGO (união dos Artesãos de Goianápolis) tem pecas em todos estados do Brasil e fora do País, em museu particulares, e com pessoas que adquirem peças para suas coleções privadas.

No ano de 2018 foi premiado com uns dos 30 melhores artesãos do estado de Goias, pelo SEBRAE Goias, Já recebeu varias homenagens pelo seu trabalho dentro elas destacam; Câmara Municipal de Goiânia, Anápolis e Goianápolis. Colaborou na criação da lei da semana municipal de artesenato do município de Goianápolis, e também na lei que criou o selo do artesenato anapolino.

Aprendeu desde cedo esse ofício, ele se lembra que a partir de um trabalho na escola, na primeira série do ensino fundamental I, onde a professora solicitou um trabalho de arte, assim foi feito e ela ficou encantada, dizendo que seria um futuro artista, e deis deste tempo nunca mais parou de fazer artesenato.

A partir dos Seus vinte e um anos começou a aprimorar sua técnica através de pecas feitas com palha de milho; usando palha de milho que era resíduo de pamonharias, fazendo assim novo conceito de utilização da palha, porque o tradicional e usar a fibra do campo, ou seja, do paiol.

A parti disso, desenvolveu essa nova técnica, onde desidrata as palhas e assim ajuda também ao meio ambiente com esses resíduos;

Julio faz a coleta do material e depois coloca para ser desidratada na sombra, e em seguida o tratamento das fibras naturais com produtos como fungicidas e outros, assim ela já estar pronta para ser tingidas e transformadas em peça. Para trabalhar com a fibra, ou seja, a palha, ela precisa sempre estar úmida para não se quebrar e ser possível modelar ela, usando assim um esqueleto de arrame galvanizado e colas para produzir as peças.

Hoje traz para as suas peças a cultura do nosso estado de Goiás, valorizando o folclore, música, religiosidade, gastronomia, manifestações culturais e sociais

Um dos seus objetivos e sonhos, é de um dia pode estar no programa da sua querida Ana Maria Braga.

FAcebook.com/Artgomezbrasil

Instagran @art_gomezbrasil

WhatsApp (62) 9 8552 7233

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.