O Evento, que acontece de 10 a 12 de março, é uma realização do IFG Anápolis em parceria com a Coletiva Feminista Manas
Por: Tatiana Gonçalves
Corpos livres, dignidade menstrual, maternidade, empreendedorismo, representatividade na política e no mercado de trabalho são pautas da Semana da Mulher 2022. Com palestras, oficinas e exposições artísticas, a programação organizada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) – campus Anápolis – em conjunto om a Coletiva Feminista Manas acontece entre 10 e 12 de março. Para participar é só se inscrever pelo site www.computacaoifg.com.br/gci. Todas as ações serão presencias, menos a oficina “Nós sangramos: menstruação e representatividade feminina”, que ocorrerá na plataforma Google Meet.
O campus do IFG Anápolis é o espaço de realização das atividades, com exceção de duas delas. A oficina “Amamentação e primeiros cuidados com o recém-nascido” será na Maternidade Dr. Adalberto Pereira, no dia 10, das 15h às 17h. A outra é uma intervenção em diferentes locais da cidade que vão ganhar painéis de lambe-lambe. Esta produção está marcada para sábado, 12, no período das 9h ao meio-dia.
“Silenciadas nunca mais” é o tema do evento nesta edição e sua escolha para nortear as discussões propostas é uma forma de repercutir localmente as ideias dos grupos e movimentos organizados em defesa dos direitos das mulheres, explica a professora Elza Gabriela Godinho. “Este é assunto que temos o dever e a missão de amplificar seu alcance, dando espaço e voz para as mulheres possam trocar experiências, ensinar e aprender, e criar uma rede de apoio que possa ajudá-las que ficar em silêncio não é mais uma opção”, ressalta Elza Gabriela.
A Semana da Mulher é uma parceria já tradicional entre o IFG e a Coletiva Manas que ocorre com objetivo de dar a oportunidade a todas as mulheres de Anápolis de receberem palestras, rodas de conversas, oficinas e discussões que possam ampliar os horizontes delas, afirma a professora Camilla Nascimento, que é também pesquisadora e integrante da Coletiva . “Nossa proposta é tanto apresentar novos conhecimentos quanto informações que ajudem a mulher a buscar autonomia, a empreender”, destaca.
Ela explica que, nessa ocasião, são apresentados os trabalhos realizados pelas integrantes da Coletiva Manas nos Ciclos de Formação e Bem-Estar, que são sempre públicos e abertos para participação de qualquer mulher interessada. “As chamadas e inscrições para tais cursos e oficinas são indicadas nos perfis da Coletiva Manas e do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis”, acrescenta Camilla Nascimento.
Intervenção artística
Com o objetivo de envolver a cidade na programação da Semana da Mulher, a comissão organizadora preparou uma atividade extramuros para o último dia do evento, sábado, 12. A ideia é produzir painéis em lambe-lambe, uma modalidade de arte urbana, em diferentes espaços, que podem ser culturais ou comerciais. A temática das artes que vão tomar conta das paredes é a mulher, explica a professora Elza Gabriela.
Os interessados em participar têm que se inscrever, preenchendo formulário disponível no link https://forms.gle/XcTgism6ksLZng1k7. “Vamos tentar atender todos os inscritos, ainda que tenha que ser em outras datas a serem combinadas posteriormente”, garante a professora.
Veja a programação completa
10 de MARÇO (quinta-feira)
– 10h45 às 12h30 – Oficina com o tema “Dignidade Menstrual e a Escola”
– 10h45 às 12h30 – Palestra com o tema “Masculinidade Tóxica”
– 15h às 17 h – Oficina com o tema “Amamentação e primeiros cuidados com o recém-nascido”
Local: Maternidade Dr. Adalberto Pereira
– 16h às 18 h – Oficina “Nós sangramos: menstruação e representatividade Feminina (realização virtual via plataforma Google Meet
– 19h às 19h30 – Mostra de Artesanato e Fotografias
– 19h30 às 20h – Mesa de Abertura da Semana da Mulher 2022
– 20h às 20h30: Certificação simbólica do curso de doulas (FIC)
11 de MARÇO
– 9 h às 11h – Oficina de Arte Lambe-lambe no IFG Anápolis
– 10h45 às 12h: Oficina com o tema “O fim do silêncio dos corpos”
– 14 h às 15h
Cine Debate – Exibição e debate do filme “Por que não eu?” com a equipe produtora
15h às 17h – Roda de conversa com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser!”
19h às 21h – Oficina com o tema “Mais mulheres na política”
12 DE MARÇO
9 h às 12 h: Intervenção – Produção de painéis de Lambe em espaços da cidade *
Comments are closed.