A assinatura desses termos representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva
A Prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu um passo importante na promoção dos direitos das crianças de zero a seis anos, ao assinar o Termo de Adesão e o Termo de Compromisso para a Instituição de Comitês Municipais pela Primeira Infância.
“ Essa assinatura é o compromisso que todos nós assumimos junto ao Ministério Público e Judiciário, em busca de qualidade de vida e da garantia de direitos de nossas crianças.”, afirmou Simone de Assis, Secretária de Assistência Social e Cidadania.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os Secretários Municipais Verônica Savatin, Nivio Almeida e Victor Pellozo. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Senador Canedo, José Gabriel, também marcou presença no evento
O representante do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância (TCM-GO), Daniel Goulart, ressaltou a importância da criação dos Comitês Municipais para a implementação de ações efetivas em prol das crianças e suas famílias.
A assinatura desses termos representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a primeira infância é valorizada e protegida. Senador Canedo agora faz parte desse esforço coletivo em prol das crianças, contribuindo para um futuro mais promissor e igualitário para todas as gerações.
“Vamos dar as mãos na defesa desses direitos, em busca de evoluir e construir políticas públicas para garantir um olhar especial para a família, somente assim temos condições de exercer esse trabalho com mais assertividade para toda sociedade”, disse Tamara, Promotora de Justiça.
Durante o evento o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, se comprometeu com a adesão do termo de Instituição de Comitês Municipais pela Primeira Infância, a fim de, garantir o direitos das crianças e adolescentes e enfatizou seu trabalho em busca de zerar o déficit na educação municipal. ”É um passo importante para o município nessa luta pela garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes, me comprometo a construir um plano municipal pela primeira infância, somente assim vamos ter um Impacto na vida das famílias e das pessoas de Senador Canedo.”, acrescentou, Fernando Pellozo.
O ato de adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância e à Lei 13.257/2016, conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância, destaca o compromisso do Brasil em valorizar e proteger a fase crucial da vida das crianças. Em 2016, o país tornou-se o primeiro da América Latina a reconhecer oficialmente a importância dos primeiros anos de vida na formação das crianças e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A instituição do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, em abril de 2022, marcou o início de uma jornada conjunta para garantir os direitos das crianças de zero a seis anos em todo o estado de Goiás. Este comitê tem como objetivo principal unir esforços para priorizar a primeira infância nas políticas públicas, buscando aprimorar a qualidade de vida das famílias e crianças mais vulneráveis.
Texto – Tayná Luli
Fotos – Phillipe Gabriel
Secretaria de Comunicação e Eventos
Comments are closed.