Press "Enter" to skip to content

Investimentos de Pellozo garantem água em Senador Canedo

Compartilhe

Semad anunciou no final de semana a entrada da Bacia do Rio Meia Ponte no nível crítico 3, o que exige cuidados na captação

Com 135 dias de estiagem e possibilidade de chuvas apenas para o final do mês, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente anunciou, neste final de semana, a entrada do Meia Ponte no níel crítico 3. Com a situação, algumas atividades estarão limitadas até a recuperação do manncial, que é a principal fonte de água da região. Em Senador Canedo, não há impactos no fornecimento de água para a população, graças aos investimentos feitos pela Prefeitura, através da Sanesc, que é a responsável pelo saneamento no município.

Segundo o prefeito Fernando Pellozo, neste ano a Sanesc entregou o Haras 2, o segundo maior lago construído para a reservação de água bruta da região metropolitana. “Conseguimos acumular quase 500 milhões de litros de água somente no Haras 2, justamente para enfrentar este período, e a medida tem se mostrado eficiente”, diz o prefeito. Além do novo lago, a Sanesc entregou novos reservatórios de água tratada em várias regiões da cidade, aumentando em 30% a sua capacidade de distribuição para este períoodo de estiagem. Alguns desses reservatórios foram construídos em gestões anteriores, mas estavam inoperante por falta de ligação com o sistema.

Balanço – Em pouco mais de três anos, a Sanesc conseguiu dobrar a sua estrutura. Mais de 30 km de adutoras foram construídas. Os lagos para reservação de água bruta e a capacidade de produção de água tratada também dobraram. Além disso, o sistema todo foi energizado, se tornando mais ágil e eficiente, tanto para a captação, como para produão e distribuição de água trtada.

Para os próximos meses, mais investimentos estão previstos. A Sanesc está traalhando para dobrar a cpaacidade de produção da ETA Lúcio Rosa, a principal da companhia. Além disso, prepara um novo lago no Rio Sozinha, que vai garantir a reserva de água bruta para os próximos 30 anos. Com a recuperação das finanças do município, a intenção é iniciar as obras ainda nestes ano.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.