Press "Enter" to skip to content

Goiás registrou 4,45 vezes mais casos confirmados de covid-19 em janeiro de 2024 do que o total registrado em dezembro

Compartilhe

Goiás registrou 4,45 vezes mais casos confirmados de covid-19 em janeiro de 2024 do que o total registrado em dezembro de 2023, segundo dados do painel de monitoramento da covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Pelos indicadores estaduais, foram confirmados 1.236 casos da doença em dezembro, enquanto em janeiro o número chegou a 5.505 em janeiro.

A incidência é de 75 casos para cada 100 mil habitantes. Felizmente, a maioria maciça deles é de casos leves. A uma semana do Carnaval 2024, os dados preocupam, já que a folia prevê quatro dias de muita aglomeração.

O aumento de registros da doença, inclusive, já resultou no cancelamento da folia em alguns municípios do interior, como Bom Jesus de Goiás, Itapuranga e Guapó. Os casos de covid-19 registrados em Goiás nas últimas quatro semanas afetaram principalmente pessoas entre 40 e 49 anos (cerca de mil casos), e mais mulheres (3.433) do que homens (1.841).

Apesar do aumento significativo, os números ainda são inferiores aos registrados no ano passado: em janeiro de 2023, foram registrados surpreendentes 28.351 casos.

Aumento recorrente
A Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explica que esse aumento no começo do ano tem sido recorrente. “Desde o início da pandemia, a gente tem observado que neste período do final do ano anterior e nos primeiros meses do ano seguinte houve um aumento de casos. Quando a gente compara esse aumento de casos que está sendo observado agora com o mesmo período de 2023, observamos que é, proporcionalmente, um aumento menor”, comenta.

Apesar do cenário “menos preocupante” que o mesmo período do ano passado, a recomendação é manter os cuidados. “Assim como a gripe, a covid é uma doença de transmissão respiratória que vai ter alguns períodos do ano que a gente vai ter esse aumento de casos, mas que felizmente tem vacina, assim como a gripe. Por isso a importância da vacinação estar atualizada”, afirma Flúvia.

Leia mais em www.aredacao.com.br

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.