Press "Enter" to skip to content

Co.liga Senador Canedo realiza mais de 100 inscrições em uma semana

Compartilhe

A cidade que mais cresce no país também é a primeira a trazer o projeto da fundação Roberto Marinho para Goiás

A Economia Criativa representou a criação de cerca de 308 mil novos postos de trabalho no país, segundo dados da Fundação Itaú. E para trazer mais oportunidades para a população canedense, a Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Inovação Tecnológica, Gestão Pessoas e Apoio Institucional (SITEG), trouxe para a cidade o programa Co.liga uma escola digital com diversos cursos para aprimorar e adquirir conhecimento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos anos, o município foi a cidade que mais cresceu no país e a prova deste desenvolvimento são projetos inovadores e pioneiros como o Co.liga. Em Goiás, Senador Canedo é a primeira cidade a integrar as ações da escola Criativa e a disponibilizar pontos de estudo físicos para facilitar o acesso dos estudantes.

Para o titular da SITEG, Lucas Rodovalho, esse programa faz parte de diversos projetos que estão sendo implementados no município.

“A Secretaria de Inovação Tecnológica está trabalhando para tornar Canedo uma referência no Estado e trazer mais inovação e agilidade para a população, que agora pode ter uma resposta mais imediata dos serviços públicos municipais na palma da mão. E, além disso, levar os serviços da gestão para além das quatro paredes. Saímos na frente na legislação do 5G, iniciamos o processo de informatização da saúde do município, trouxemos o projeto Conecta Educação, que realiza a integração digital dos alunos da rede e estamos informatizando todos os processos e procedimentos da prefeitura, um programa de gestão que vai facilitar a comunicação entre a prefeitura e a população. E, desde o início, o nosso objetivo sempre foi levar à população acesso a ciência e educação via ferramentas digitas. Para isso, fomos atrás de parcerias com entidade de todo canto e, numa dessas buscas, a gente visitou a Fundação Roberto Marinho, onde conhecemos a Co.liga, que é uma realização da OEI e da Fundação Roberto Marinho, e que somava todos os nossos objetivos em uma só plataforma. Uma escola digital, com temas tão atuais e com um projeto pedagógico que além de tudo acelera o processo de capacitação de nossos jovens. Uma proposta que agora é realidade graças ao apoio de todos que abraçaram e sonharam conosco, dando total abertura e estrutura para que pudéssemos iniciar e viabilizar a vinda da Co.Liga para o Canedo. O que é oferecer mais oportunidade a toda a população e uma grande conquista para os nossos jovens!”, conclui o secretário.

Os cursos são abertos a todos os públicos, desde profissionais de diversas áreas até pessoas que querem se especializar. Stefany Araujo, estudante, ressalta que ter essa oportunidade é uma ótima chance para quem busca uma boa carreira no futuro. “Estou fazendo o curso de Viraliza: táticas para bombar na internet, e eu já vejo diferença no meu dia a dia, pois estou adquirindo conhecimento na área que eu quero trabalhar no futuro. Além disso, eu posso fazer as aulas em qualquer lugar e se precisar posso ir nos pontos que foram disponibilizadas para quem não tem acesso a internet, isso é uma boa medida para ajudar o povo.”, relata Stefany.

Os cursos são destinados a jovens e adultos a partir de 16 anos e podem ser feitos de forma on-line ou presencial, nos oito laboratórios instalados nas escolas de Senador Canedo e no Núcleo de Aprendizagem e Cidadania. A escola oferece mais de 38 cursos gratuitos em áreas, como artes visuais, design, multimídia, música, patrimônio cultural e muitos outros. Para se inscrever basta entrar no site Coliga.digital e escolher o curso que se encaixe no seu perfil.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho

Secretaria de Comunicação e Eventos

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.