A 4ª Pré Conferência da Promoção da Igualdade Racial foi um Sucesso! Ao todo foram realizadas quatro (4) Prés Conferências, onde foram tirados as delegadas e delegados que irão escolher as prioridades para a construção das Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
A Pré Conferência de Promoção da Igualdade Racial aconteceu dia 04 próximo passado. O Evento foi presencial, e contou com mais de cinquenta pessoas que compareceram presencialmente na Casa de Cultura Criativa Studio Cultural no Conjunto Uirapurú, em Senador Canedo Goiás.
O tema discutido foi: O Desenvolvimento da Igualdade étnico-racial e étnico cultural pela promoção da igualdade de oportunidades” e teve como Conferencistas o Pai Elmo Rocha que é: Tata de Inkince, da nação de Omolokô;
O Mestre Criolo: Eustáquio Dias Ferreira licenciado em Educação Física, Mestre e Professor de Capoeira, Foi Supervisor do trabalho de Capoeira e Professor Serviço de Convivência e Fortalecimento vínculos; participou do Campeonato Mundial na Cidade de Baku em Azerbaijão – 2018 Cross Fitness Congresso Capital Fitness Goiânia e Campeão Brasileiro em São Paulo.
Thayná Janaina que é Cantora, Arqueóloga, Yalorixá ty Iemanjá.
Carmelita Gomes – Produtora cultural dos Festivais Curta Canedo, Cinema nas Escolas, Festival da Juventude dentre outros produtos culturais, diretora do Jornal Imprensa criativa, Teóloga e graduanda em Direito pela Puc-Goiás.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS e CULINÁRIA DA CULTURA NEGRA.
Nesta Pré Conferência todos puderam compartilhar ainda das Apresentações Culturais dos cantores :
Marivaldo Santos e Thayná Janaina que trouxeram o melhor do Samba e da Cantiga Afro descendente e o Poeta Luiz Carlos que declamou a Poesia de sua autoria “Perola Negra”. e ainda foi servida uma Deliciosa Feijoada feita pelo Bistro da ZuZú.
Pronunciamento das autoridades:
Alessia Cristina Pereira, Diretora das Políticas Afirmativas de Direitos e Cidadania/Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Semasc; Leandro Arantes – Gestor da Diretora de Cultura de Senador Canedo. Val de Sá – Gerente de Atenção à Mulher. Vera Oliveira lotada na Diretoria de Politicas Afirmativas. Alem da Senhora Júlia de Souza – Secretária Executiva dos Conselhos Municipais e do Sr. Robson Santos – Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR. Ilustres presenças do Cantor Elmo Junior, Cantores Ecivaldo e Sandra do Grupo Os Feras do Forró.
Presente também nesta Pré Conferência a Cientista da Computação e produtora Cultural do Festival Infantojuvenil Curta Canedinho Talita Atahalpa. Da presidente e diretora geral do Grupo Terapêutico Goiás Sem Drogas Drª Izabel Cristina e Internas do GT. Do Jornalista e comunicador, Analista em licitações públicas e Embaixador da cidadania 2020 Elias Pereira Marques Júnior. a Jornalista e fotógrafa Vitória da Secom – Secretaria Municial de Comunicação, conselheiros e conselheiras dentre outros convidados e convidadas presentes.
A ênfase da Pré conferencia foi a importância de adotar atitudes antirracistas e de sermos influenciadores a fim de construirmos uma sociedade mais igualitária e diversa com igualdade de oportunidades para todos.
III Conferencia Municipal da Promoção da Igualdade Racial
Desta pré conferencia foram tirados delegados para a III Conferencia Municipal da Promoção da Igualdade Racial que constitui-se em um espaço democrático de construção social e participação popular, que tem por efeito averiguar a implementação das políticas públicas destinadas à população negra e a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica, conforme prevê o Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010.
A III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL será realizada no próximo dia 10 de Fevereiro em formato Hibrido, ou seja num auditório com lugar para 50 pessoas e o restante da população e interessados podem participar de forma virtual.
Considerando que toda construção coletiva tem seus desafios, organizar espaços de participação social é uma tarefa que exige a oferta de possibilidades e a criação de estratégias de modo a viabilizar a participação efetiva da população, sobretudo neste momento em que o País vivencia grandes desafios decorrentes da Pandemia estabelecida pela proliferação do Corona Vírus. foram propostas formas de alcançarmos os objetivos ora propostos, especialmente por meio de planejamento e articulação na Gestão, observando cuidadosamente o Decreto Municipal em vigência que institui medidas de prevenção e controle para evitar a propagação do coronavírus, foi que se pensou em realizar a conferência em formato híbrido.
Dessa forma, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial reduziu a participação presencial no dia da conferência, sendo que a virtual será ilimitada.
Foram pensadas e propostas as miniconferências sendo esta a última de outras quatro prés conferencias realizadas, assim divididas: Duas (2) aqui na região central, uma (1) no Jardim das Oliveiras e outra na Vila Galvão.
Esperamos que todas as cidadãs e Cidadãos se interessem por este tema urgente e salutar para a construção de uma social que promova a igualdade de oportunidades para todos e especialmente para aqueles que mais foram subjugados e jogados a margem da sociedade ao longo da história deste pais e juntos criarmos mecanismos que tornem possíveis a igualdade de oportunidades para todos os seres que aqui moram, com respeito as diferenças culturais, raciais, sociais, de credo, de cor e de opções afins. Para tanto confidadamos a todos e todas para a nossa:
III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
DIA: 10 DE FEVEREIRO DE 2022
PRESENCIAL: NO AUDITÓRIO DA GUARDA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO (antigo Corpo de Bombeiro) Conjunto Uirapuru – Senador Canedo, Goiás.
VIRTUAL: As inscrições dos participantes na modalidade virtual podem ser realizadas por meio do link https://senadorcanedo.go.gov.br/15172-2/ no período de 01 de fevereiro de 2022 até o início do evento e o credenciamento será registrada com a participação da pessoa inscrita durante o evento.
Em ambos os casos, para garantir o certificado, o conferencista deve participar de no mínimo 75% do evento
Por: Carmelita Gomes – Jornal Imprensa Criativa
Foto: Talita Atahalpa
Comments are closed.