A ação da coleta seletiva começou a vigorar no dia 25/06 na Cidade de Goiás, começando primeiramente em alguns bairros. Elas serão executadas em quatro etapas de forma gradual e até agosto de 2020 vai englobar todos os bairros da cidade. Essa ação, além de ser fruto da vontade dos gestores públicos, da organização da sociedade civil e dos catadores e catadoras de materiais recicláveis é obrigatória por Lei. A Lei Federal 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga a todos os municípios a implantar a coleta seletiva, assim como orienta como deve ser realizada a destinação adequada dos resíduos sólidos.
Na atualidade, o embrião do programa/projeto começou a sair do papel no final de 2018, a partir do momento em alguns gestores e pessoas da sociedade civil, entre elas professores, estudantes, técnicos universitários, religiosos conheceram as catadoras e catadores de recicláveis do lixão da cidade de Goiás. Depois desse contato surgiu primeiramente o coletivo Recicla Goiás (hoje fazem parte as Universidades UFG, UEG, IFG, os frades Dominicanos, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Goiás, ESSÁ e Silmôe Filmes, Hamza Studio, Crisálida, Incubadora Social da UFG) e também vários apoiadores.
A partir da reunião de várias parcerias entre elas, a Prefeitura Municipal de Goiás, a Secretária de Meio Ambiente Municipal, a Câmara dos Vereadores e outros parceiros, o projeto se tornou uma ação da coleta seletiva, uma ação comunitária.
A coleta seletiva funcionará com as cinco questões básicas, a partir da coleta ser feita pela gestão do município, o fechamento do lixão (nesse primeiro momento sem os catadores de lixo no local, com a necessidade e perspectiva de fazer um aterro sanitário), a formação da Cooperativa (a inclusão das catadoras e catadores na forma de cooperativa), a sensibilização ambiental (realizada, neste momento, principalmente pelos agentes de saúde e combate à endemias orientam a população sobre a coleta e pelas professoras e professores da rede municipal de ensino) e a necessidade de aperfeiçoar e criar a Lei Municipal relativa aos resíduos sólidos e a coleta seletiva dos recicláveis, para que em todas as gestões a coleta seja mantida.
Uma vez por semana o caminhão da coleta seletiva passa em um conjunto de bairros. É importante ressaltar que a coleta de lixo/resíduo convencional continuará funciona no mesmo horário, dia e não será extinguida. A orientação é que cada morador, moradora e comerciante passe a separar o lixo/resíduos em dois recipientes, um orgânico (alimentos e resíduos de banheiros) e o outro reciclável (que inclui vidro, papel, alumínio, isopor, plástico, metal, sucata, eletroeletrônico, metal e outros).
Os resíduos recicláveis são levados para a Cooperativa Recicla Tudo (localizado no centro de triagem provisória da coleta seletiva), caso a coleta ainda não chegou na sua rua, você pode separar o seu lixo e levar o recipiente que contenha o materiais recicláveis no centro de triagem provisório todas as quintas e sextas feiras pela manhã, ou levar para o ponto de coleta voluntário – Ecoponto, localizado na Praça do Setor João Francisco, todas as quartas-feiras, das 08:00 as 12:00 horas.
A personagem Glória, ilustração feita para representar o protagonismo das trabalhadoras e trabalhadores da reciclagem. está presente na cartilha e folders da ação e foi aprovada pelos cooperados, a escolha de uma mulher como personagem ilustrativa é no sentido de valorizar as catadoras, sua força e luta por condições dignas de trabalho para todos e Todas.
Além de contribuir para a dignidade dos catadores, a coleta seletiva melhora a qualidade de vida de toda a polução e do meio ambiente, envolve também benefícios a saúde pública e as questões sanitárias. Podemos dizer que a Cidade sede do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) agora tem uma coleta seletiva.
Higor César Ferreira- Repórter da Cidade de Goiás
Jornal Imprensa Criativa |
|
A Coleta seletiva chegou na Cidade de Goiás
More from Cidade de GoiásMore posts in Cidade de Goiás »
- O Parque da Carioca na cidade de Goiás- Pedro Wilson, repórter mirim por um dia
- Docinho “Bicho de pé”-Coluna Cantinho da Culinária Goiana por Rafael Lino Rosa
- Entrevistando a Arte Vilaboense com o artista plástico Francisco Veiga-Coluna Cultura Goiana na Mídia por Matheus Nunes
- TEATRO E INFÂNCIA: III Seminário de Teatro para as infâncias: Linguagem e Pedagogia oferta cursos para pessoas cegas e surdas”
- Goiás se tornou a cidade mais quente do país neste domingo (06/10)
More from Estado de GoiasMore posts in Estado de Goias »
- TEATRO E INFÂNCIA: III Seminário de Teatro para as infâncias: Linguagem e Pedagogia oferta cursos para pessoas cegas e surdas”
- NESTE SABADO 5 DE OUTUBRO NA FEIRA CRIATIVA VAMOS RECEBER A PEÇA DE TEATRO “NO CORAÇÃO DO BRASIL”
- PAUTA CULTURAL: 02/10 – 4ª feira “Claudia Vieira e Maria Eugênia na FLIG – Feira Literária de Goiás”PAUTA CULTURAL: 02/10 – 4ª feira “Claudia Vieira e Maria Eugênia na FLIG – Feira Literária de Goiás”
- Senador Canedo é Referência na rede de urgências do estado de Goiás
- DANÇA EM ANÁPOLIS – GRATUITO
More from Planejamento UrbanoMore posts in Planejamento Urbano »
- A PREFEITURA DE SENADOR CANEDO ESTÁ ATENTA COMBATENDO BRAVAMENTE AS QUEIMADAS
- Assembleia sedia lançamento da 2ª edição do projeto “Cidade Viva – circuito de educação e arte popular” nesta terça-feira, 28
- A CIDADE DE GOIÁS ESTÁ BRINCANDO DE ROLETA-RUSSA?
- Sorteio para casas a custo zero acontece nesta quarta em Senador Canedo
- Prefeitura e MP comandam retirada de fios inutilizados de postes em Senador Canedo
Be First to Comment