Formação da artista
Maria Eugênia Curado, desenhista e professora, nascida em Goiânia, GO. Possui formação em Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás, frequentando o ateliê de desenho e gravura em metal, e em Letras na Faculdade de Filosofia Cora Coralina. Em 1980, transfere-se para Escola de Belas Artes da UFMG. A partir de então, passou a desenvolver pesquisas individuais, conquistando inúmeras premiações, inclusive internacionais. Faz mestrado em Letras e Linguística na UFG e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Suas pesquisas são sobre linguagem verbal e não-verbal, com ênfase no diálogo da Literatura com as Artes Plásticas. É professora aposentada da Universidade Estadual de Goiás. Participou da 7ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, em 1986, e na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, em 1992, premiada no mesmo ano.
Os Cachorros de Goiás, o novo trabalho da artista.
Os Cachorros de Goiás, de Maria Eugenia Curado, são retratados em gravuras em bico de pena pelo olhar da artista, trazendo a interpretação do abandono, do sofrimento e da angústia dos animais domésticos que vivem nas ruas da Cidade de Goiás.
Em 2010, publica Interfaces Estéticas em Clarice Lispector, pela editora UFG resultado de sua tese de doutorado pela PUC-SP sob orientação da Dra. Olga de Sá. Maria Eugênia Curado é citada no livro “Da Caverna ao Museu – Dicionário das Artes Plásticas em Goiás” de Amaury Menezes. Atualmente reside na Cidade de Goiás em sua casa-ateliê.
Texto por Matheus Nunes
Desenhos por Maria Eugênia Curado
Matheus Nunes da Silva Brito é o responsável pela coluna “Cultura Goiana na Mídia”. Ele fala sobre cultura, tradição e turismo do Estado de Goiás.
Matheus Nunes da Silva Brito é escritor e pesquisador, natural de Matrinchã/GO, sócio nas instituições ICEBE/CILA/GLG/Alcanorte e UBE-GO.
Comments are closed.