Press "Enter" to skip to content

PIRENEUS 360°, 365 DIAS DO ANO: grupo propõe modelo de Urbanismo turístico e turismo cultural para Pirenópolis e região

Compartilhe

O Grupo Arteteturismo idealizado pelo urbanista e ambientalista Fred Le Blue Assis tem realizado um conjunto de ações socioambientais educomunicativas visuais, sonoras e digitais de caráter cultural e artístico em Piri, para contribuir para a conscientização da relevância de fomentar e aprimorar modelos de desenvolvimento urbano sustentável através do turismo nas zonas rurais e urbanas do Cerrado Brasileiro (Serra dos Pireneus).

A proposta visa valorizar a dimensão do vivido e do cotidiano na percepção das paisagens culturais e dos imaginários sociais do Cerrado, por meio de uma educação patrimonial que aponte para um (etno)turismo de experiência. Ou seja: um pouco além da mera relação de consumo aplicada à fruição turística por meio de alguns instantes amáveis em espaços instagramáveis.

Por meio de uma etno-metodologia cultural-científica, que articula os 3 eixos acadêmicos (docência, pesquisa e extensão), o grupo tem criado estratégias discursivas para lidar com a deficiência da educação e divulgação cientifica, mormente, na área de turismo, patrimônio e desenvolvimento sustentável. Por isso faz uso de ferramentas tecnológicas hipertextuais digitais que aliam arte e ciência. A busca por novos métodos de políticas públicas turísticas sustentáveis pode ser catalisada mediante um esforço de patrimonialização multidimensional dos territórios com potencial turístico, visando descentralizar a alta concentração da atividade turística somente em determinadas cidades (lugarejos) e períodos, bem como, por públicos de alta renda. No que permita dar visibilidade pública as macrorregiões do turismo nos Pireneus, através de ações educativas de interfaces sociais, ambientais, turísticas, sociais e culturais em uma perspectiva de um turismo experiência, preferencialmente, de longa duração e na “baixa temporada”.

A plataforma virtual “inspirenopolis”, criada para Pirenópolis (GO), permite uma aplicação teórica e prática de educação patrimonial para divulgar os saberes-fazeres locais inspirados pela cultura material e imaterial dos Pireneus (Cocalzinho de Goiás, Corumbá e Pirenópolis). A iniciativa que tem um propósito interdisciplinar de ecologia, equidade e economia e visa atuar através de redes  colaraborativas e interagenciais, na elaboração de pesquisas acadêmicas, ações culturais e cursos formativos na área de turismo e suas subvertentes (etnoturismo, ecoturismo, cicloturismo, turismo cultural, turismo rural, turismo gastronômico, entre outros). Como base de ausculta etnográfica, um grupo de think-tank de inovação e sustentabilidade está sendo formado no território em questão (Pireneus 360°) para também estimular a circulação de boas práticas e ideias na área de economia criativa, circular e solidária, capacitando e estimulando os munícipes  no seu potencial de empreendedorismo tecnológico e social.

 

Texto: Arteteturismo – Grupo de divulgação científica e cultural sobre Desenvolvimento, Turismo e Patrimônio sustentável, em mediação com a arte aplicada ao ambiente construído, natural e vivido.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.