O projeto tem como objetivo reorganizar o conjunto arquitetônico e urbanístico do distrito de Buenolândia, em uma parceria que envolva muitos colaboradores.
O Distrito de Buenolândia está localizado no Município de Goiás, o marco zero do Estado de Goiás, possui poucos registros históricos e, mesmo assim, em outros lugares com museus em Portugal (Museu Ultramarino), São Paulo (Museu Casa de Anhanguera), Rio de Janeiro (Biblioteca Nacional) e na Espanha (Museu das Índias).
A Professora e doutoranda da Universidade Federal de Goiás-UFG, do curso de Arquitetura e Urbanismo Luciana Helena Alves da Silva fala como deve ser o projeto:
‘’Justamente essa sociedade organizada pela AMDBGO – Associação de Moradores do Distrito de Buenolândia, tendo à frente sua presidente Clarice Cardoso Leite Silva, juntamente com o Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal, a iniciativa privada (GPL Incorporadora e Grupo Pirineus), a Prefeitura Municipal de Goiás, o Governo do Estado de Goiás, a Universidade Federal de Goiás, Poder Público Judiciário Estadual têm, em convênio, esse papel de propor a projeto em parceria, para reabilitar o conjunto arquitetônico urbanístico histórico do Arraial da Barra: igreja, cruzeiro, largo e o Casarão de Fronteira, junto aos rios Vermelho e Bugre, com 2.8 milhões de investimentos inicialmente’’.
Luciana explica que:
‘’O projeto do Arquiteto Renato Rocha do escritório REARQ criaria um Museu da história da Barra/Buenolândia, a reconstrução da casa de Bartolomeu Bueno da Silva, a construção do largo devidamente parecido com o antigo que era no lugar que hoje está a Escola e o ranchão realocando-os para área público municipal. Para ficar evidente a entrada da Barra seria construída um portal indicando a entrada do distrito histórico, na GO-070.
‘’Não há nenhuma casa ou construção que tenha o estilo casario colonial na Barra. Hoje há casas no estilo Casa sertaneja goiana, variante da casa bandeirante urbanista paulista, a casa mais antiga do estilo do local é do Sr. Inocêncio.’’ Conclui a Professora Luciana.
Toda população local será convidada para a participar da reunião sobre o projeto de reabilitação urbana da Buenolândia, assim que os decretos municipais liberarem para a Associação de Moradores da Buenolândia se reunirem com a população e com as intuições parceiras, por agora estamos vivendo uma pandemia e haveria aglomerações nessas audiências públicas.
A primeira visita do Governador aconteceu na manhã de 25 de julho juntamente com o Prefeito e um vereador de Goiás, ele veio a pedido da AMDBGO – Associação de Moradores do Distrito de Buenolândia e da equipe idealizadora do projeto Terras da Santa, em parceria com entre público-privado que se organiza para sua realização.
A vice-presidente da Associação Leovane Pinto, conhecida com Vaninha, recepcionou os governantes municipais e estaduais, eles visitaram a barra dos rios Bugre e Vermelho, a demolição da casa de Anhanguera, a igreja e a ponte do rio Bugre.
Higor César Ferreira- Repórter
Fotos do projeto autoral arquiteto urbanista Renato Melo Rocha
Comments are closed.