Press "Enter" to skip to content

Conheça o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero

Compartilhe

O Ambulatório de Atendimento Especializado na afirmação de gênero da população trans foi inaugurado em Julho passado.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o  Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero (ARPAGESC). Esse serviço faz parte do programa “Processo Transexualizador” (PT).

O ARPAGESC é braço do trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, oferecido pelo Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG). Com essa ação, o ambulatório vai atender 25 (vinte e cinco) municípios da Regional Centro-Sul do Estado, oferecendo serviços através de uma equipe multiprofissional com: Clínico Geral/Endocrinologista, Assistente Social, Psicólogo e Enfermeiro.

Oambulatório já está em funcionamento e proporcionando mudanças na vida dos pacientes atendidos. Roberta Caroline, moradora do residencial Prado, já é uma das atendidas pelo projeto, ela ressalta que esse é um grande salto para a saúde municipal, um direito adquirido com muita luta da população LGBTQIAP+.

“Eu fico emocionada, antigamente a sociedade tentava a todo momento negando a nossa humanidade, nossos direitos, nossa existência. Hoje, vemos uma grande mudança acontecendo. Essa é uma vitória, uma conquista da comunidade, principalmente das Travestis e Transexuais. A equipe que está me auxiliando é sem igual, cheia de profissionais capacitados e que oferecem a máxima atenção.”, afirma Roberta.

A modalidade Ambulatorial, consiste em ações como o acompanhamento clínico, pré e pós-operatório e hormonioterapia, destinadas a promover atenção especializada no Processo Transexualizador. E para que o serviço chegasse à cidade foram realizados diversos processos, como estudos, regulação com a unidade Centro-sul, pactuação com os municípios que vão receber os serviços e muito mais.

O objetivo do programa é promover a inclusão do público, uma vez que a SMS realiza ações para toda a população canedense. Segundo a secretária municipal de saúde, Ludmyla Maranha, o ambulatório vai realizar uma importante tarefa: levar saúde a um grupo que muitas das vezes fica às margens da sociedade. “Nós estamos aqui para servir e levar saúde a toda a população de Senador Canedo, independente de tudo. O ambulatório vem para prestar apoio a um público que muitas vezes procuravam meios que prejudicam a saúde. Agora, vamos contar com profissionais de ponta para realizar todo o procedimento de forma segura e eficaz. Atendendo a todos de uma forma holística e humanizada acima de tudo.”

Para que o usuário possa ter acesso aos serviços é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro/cidade, realizar a consulta com o clínico geral e após esse processo, o paciente será encaminhado/a, via regulação Regional Centro-Sul de Saúde de Goiás, para o ARPAGESC. Com isso, é iniciado o acompanhamento do indivíduo e após cerca de dois anos, ele pode ser encaminhado para procedimentos cirúrgicos na Rede Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário haver indicação específica pela equipe multidisciplinar ambulatorial.

Críticas:

Vereadores da ala conservadora vêm tecendo críticas ao ambulatório, que segundo eles não deveria ser sustentado pelo poder público. Os vereadores usaram de suas crenças pessoais religiosas para criticar o ambulatório em tribuna na Câmara de vereadores. 

Em nota enviada ao Planeta Foda, a Prefeitura de Senador Canedo disse que o ambulatório é um serviço de saúde pública e que a administração municipal atende a todos, independentemente de estigmas. “Lamentamos as falas deferidas pelo vereador e reafirmamos o nosso compromisso com a população”.

A Câmara Municipal de Senador Canedo disse que responde pelas pautas e projetos que tramitam na casa. Discursos e opiniões devem ser respondidos por cada político.

“A LGBTfobia é crime, por isso você foi denunciado na Delegacia de Polícia pela Renosp LGBTI e por várias entidades de defesa dos direitos humanos! A comunidade trans merece respeito!”, disse o ativista e policial antifascista Fabrício Rosa, fazendo referência à Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI.

SERVIÇOS
Atendimento
Horários: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Unidade Básica de Saúde Santa Rosa (pode haver mudanças no local de atendimento)

Fonte: Prefeitura de Senador Canedo e Terra. Adaptado por Talita Atahalpa
Imagens Prefeitura de Senador Canedo

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.