Comemoração dos 20 anos do título de Patrimônio da Humanidade da Cidade de Goiás já começaram. Com o título “Goyaz 2001+20 Patrimônio Mundial, qual humanidade?”, as comemorações de forma virtual começaram na segunda (30/08) com uma mesa de abertura composta pelo Prefeito de Goiás Anderson Liberato Gouvea, o Reitor da UFG Edward Madureira, pela diretora da UFG Campus Goiás Margareth Pereira Arbués, o diretor da IFG Campus Goiás Sandro Ramos de Lima e a diretora da UEG Câmpus Cora Coralina Débora Magalhães de Brito. Logo após a abertura aconteceu a conferência às 20:30 com o tema Patrimônio Mundial. Para quem? Olhares diversos no Rio de Janeiro com Márcia Chuva (UNIRIO/IPHAN) e Ana Gonçalves (UERJ/IPHAN). Durante a primeira semana aconteceu mesas-redondas sobre a memória do processo de patrimonialização e homenagens.
Até 13 de dezembro, a data que marca os 20 anos de conquista do título de Patrimônio Mundial, com vários eventos em comemoração, a cada 15 dias haverá mesas-redondas temáticas, sempre às quintas-feiras durante a noite. Algumas oficinas serão presenciais ministradas por moradores de Goiás, e provavelmente devem acontecer no final de setembro a meados de outubro.
Conversamos com Professora Izabela Tamaso da UFG Goiânia, uma das organizadoras dessas comemorações e ela nos conta sobre a ideia das comemorações:
” A ideia é que a gente possa compartilhar o conhecimento que tem sido gerado nas Universidades e instituições de ensino da Cidade de Goiás, da região e até mesmo do Brasil que fizeram reflexão sobre os vários aspectos dos patrimônios da cidade de Goiás, mas também de outras cidades. Uma parceria da UFG Goiânia, UFG Cidade de Goiás, IFG, a UEG Cora Coralina com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiás no sentido de compartilhar todos os conhecimentos que já foram produzidos sobre a Cidade de Goiás, mas partilhar esse conhecimento com a Cidade de Goiás, ouvindo os moradores, os movimentos sociais e as associações civis”.
Izabela fala sobre porque a escolha do título: “Nós queremos refletir sobre quais são os impactos que o patrimônio mundial gerou na Cidade de Goiás e como que os moradores da Cidade pensam sobre o título de patrimônio mundial, como que os moradores se apropriam dessa categoria e desse título.
A cerimônia da conquista do título de Patrimônio da Humanidade para Cidade de Goiás foi realizada pela UNESCO em 13 de dezembro de 2001 na cidade de Helsinque, capital da Finlândia.
Para acompanhar todos os eventos dessa comemoração acesse o canal do YouTube UFG Oficial pelo link:
https://www.youtube.com/channel/UCVEN3bSdTJsYvDM0JfqerYA
Fonte: Higor César Ferreira- Repórter da Cidade de Goiás
Comments are closed.