Press "Enter" to skip to content

Criatividade. O que é afinal criatividade?

Compartilhe

Esse é mais um dos termos comuns que utilizamos no dia a dia que todo mundo acredita saber exatamente o que é, mas que quase ninguém conseguiria descrever em palavras quando perguntado.

Talvez você não saiba, e nem tem obrigação de saber, mas existe um evento a nível global chamado Dia Mundial da Criatividade – WCD (World Creativity Day), instituído pelas Nações Unidas, que é celebrado no mundo todo no dia 21 de abril.

O evento tem como principal função conscientizar as pessoas, todas as pessoas de todas as partes do planeta, sobre a importância que a criatividade tem em todas as áreas de nossas vidas. É um evento que pretende estimular e potencializar o pensamento criativo, tanto individual quanto coletivo.

E este ano Senador Canedo estará participando desse que é considerado o maior Festival Colaborativo de criatividade do mundo e acontecerá na semana do dia 21 de abril.

Mas então nos perguntamos; o que é mesmo a criatividade? Como a criatividade se desenvolve? Como ela se aplica no dia a dia das pessoas ditas comuns? Por que a criatividade tem despertado tanto interesse atualmente nas mais diversas áreas de atividade do ser humano?

A criatividade é algo que está tão integrado ao nosso quotidiano, principalmente de nós brasileiros, que não damos uma importância maior ao significado da palavra em si: vamos vivendo e nesse viver vamos criando e recriando nosso mundo sem nos preocuparmos muito com isso.

Se resolvermos pegar a definição da palavra num dicionário qualquer pessoa vai concordar que a descrição de criatividade é muito pobre pra tudo o que ela representa. Vamos nos deparar com coisas como: “qualidade ou característica de quem ou do que é criativo”, e realmente isso não explica nada.

Por outro lado os estudiosos vão encher de floreios e palavras, criativas é claro, para nos dar definições que se adequam sempre mais ao campo de estudo que eles operam.

As religiões, em sua maioria, vão nos ensinar que é uma iluminação vinda diretamente da sua divindade específica.

A grande mídia vai nos empurrar a concepção de que a criatividade é uma super qualidade despejada pelos deuses diretamente no espírito de seres abençoados com um dom magnífico.

Vão nos apresentar a criatividade como sendo uma atividade abstrata que se faz em meio a grande elaboração com recursos mirabolantes e técnicas super complexas.

Geralmente os veículos da grande mídia sempre estarão interessados mesmo é em nos vender um produto ou um processo criativo que eles mesmos dominam para conseguir continuar ditando o que é moda, o que é elegante, o que é que devemos ser, fazer e usar. E somente isso.

Mas a grande verdade é que a criatividade é uma qualidade que está, em maior ou menor quantidade, presente em todos os seres humanos. A criatividade é que nos possibilitou dominar o nosso meio ambiente, sobreviver, povoar a Terra toda e nos desenvolvermos naturalmente na atividade do dia a dia e não necessariamente em saltos como a história costuma registrar.

É no dia a dia que a criatividade opera com mais sucesso.

Tentemos imaginar uma pessoa vivendo na antiguidade precisando de um projeto desenhado em todos os seus detalhes pra fabricar a primeira roda.

E que tal uma pessoa desenhando o diagrama de como transportar o fogo de um lugar para o outro. Isso certamente não aconteceu assim.

A criatividade é basicamente a capacidade que temos de organizar os recursos de que podemos dispor a fim de obter novas soluções para nossos problemas.

E isso vai se aplicar tanto à dona de casa alemã Melitta Bentz que inventou o filtro de papel para café em 1908 que está presente nas casas do mundo inteiro, quanto ao engenheiro suíço George de Mestral que em 1941 ficou intrigado com as rebarbas de um vegetal que grudavam no pelo do seu cachorro durante um passeio e a partir disso inventou o Velcro. Velcro que esteve presente até mesmo na exploração espacial e se encontra em vários produtos também no mundo todo.

Claro que não desmerecemos todo o trabalho envolvido no desenvolvimento de tantas tecnologias criativas que nos cercam. A ciência é uma atividade primordial para o aperfeiçoamento de todas as técnicas. Mesmo a técnica de produção de fogo tem sido continuamente aperfeiçoada cientificamente ao longo do tempo.

O que aqui queremos mesmo é que a criatividade seja entendida como ela é: a faísca de inovação que aciona as nossas capacidades para adequarmos o nosso mundo.

Todos nós somos sim criativos no nosso dia a dia. Talvez não tenhamos tido ainda o alcance global das pessoas que foram utilizadas como exemplo, mas todos nós temos nosso jeitinho de fazer as coisas que facilita muito o nosso dia a dia.

E o Dia Mundial da Criatividade-WCD é essencialmente sobre isso.

Sobre aprendermos a conviver com a criatividade, estimular a criatividade em todas as nossas atividades, é sobre estarmos sempre atentos a novas possibilidades de fazer as coisas, sobre buscar meios de fazer florescer a multiplicidade de novas ideias que pode favorecer a vida de todos na comunidade.

O que queremos é que a criatividade seja o combustível máximo de nossas vidas. Que possamos olhar cada um dos nossos desafios e problemas a partir dessa capacidade de inovar sempre.

Por Nelson Correia

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.