César Caiado de Castro, conhecido popularmente como Zecão, respondeu algumas perguntas referentes ao funcionamento da Câmara dos vereadores e sobre sua trajetória politica
Essa é a primeira de uma serie de entrevistas com representantes de instituições e órgãos do Município de Goiás, tanto público como privado.
Leia abaixo a entrevista, que aconteceu na segunda-feira, 06 de janeiro de 2025.
Vereador Zecão, quais são as principais funções de um vereador ?
– O vereador é o legítimo representante do povo. Uma das funções primordial é a fiscalização, fiscalizar o poder público municipal, principalmente nas suas metas de governo e no que diz respeito ao orçamento do município. E as políticas públicas visando a melhoria ao atendimento ao cidadão na área da saúde, na área da educação, não deixando nenhuma criança fora da escola, e também na infraestrutura, que é ponte e estrada, não só na cidade, mas também na zona rural. Cabe também ao vereador elaborar leis, votar leis vindo do executivo, colocar indicações, moções, ser realmente verdadeiro representante, e lutar pelos anseios da comunidade.
Há alguma diferença entre atuação do vereador-presidente e os demais vereadores ?
– Nas mesmas atribuições dos vereadores, cabe ao presidente representar o poder legislativo no nosso município e fora daqui, representando assim todos os vereadores. Cabe a ele presidir as sessões ordinárias, solenes e extraordinárias. Cabe a ele todas as normativas e atribuições que eles são conferidas pela organização da Câmara Municipal de Goiás, bem como exercer a função de fiscalizar também, igual aos vereadores, como eu disse antes.
Na sua opinião, como a Câmara Municipal de Goiás pode contribuir de forma mais eficaz para o desenvolvimento do município de Goiás ?
– A Câmara pode sim fazer um trabalho diferenciado, colocando, por exemplo,
sessões itinerantes, como já houve no passado, colocando a Câmara perto do cidadão, levando o Poder Legislativo até os distritos, para que possamos ouvir as grandes necessidades do povo, também do distrito e da zona rural. E também votando leis, leis que possam vir do Poder Executivo, cito, de incentivo a trazer indústria para o nosso município, para dar emprego, a criação de renda para o povo.
Projetos chegando aqui nessa Câmara, pode ter certeza que nós vereadores, com esse objetivo de dar isenção de impostos, para trazer benefícios, trazer indústria, para que quem quer vir instalar no município de Goiás.
Esse é um dos exemplos que a gente pode sim ajudar muito a contribuir com o nosso município, a geração de renda e geração de emprego.
Qual a importância do cargo de presidente da Câmara para o Município de Goiás, e como o senhor planeja usar essa posição para melhorar a gestão e o relacionamento entre o legislativo e o executivo ?
– Nós sabemos que temos três poderes distintos, poder judiciário, poder executivo e poder legislativo. E o presidente da Câmara representa o poder legislativo não só na cidade de Goiás, como fora da cidade de Goiás. E além disso, constitucionalmente falando, é o presidente da Câmara que na vagância do prefeito e do vice-prefeito que assume o poder executivo municipal.
Dentre eles, cabe para melhorar a nossa gestão, aproximar o poder legislativo do poder executivo.
Como eu disse na resposta anterior, nós vamos sim fazer essa sessão itinerante, levando a Câmara nos distritos, convidando o prefeito Aderson para estar presente conosco, para ouvir a demanda da população também na zona rural.
O que motivou o senhor a entrar para a política e se tornar vereador no município de Goiás?
– Comecei a minha vida pública filiando ao MDB em 1992, a convite do saudoso doutor Abner de Castro Curado. Então, naquela época, eu pretendia se candidatar ao prefeito do município de Goiás. E uma das coisas que me motivou e aceitei o convite do doutor Abner foi de tentar fazer diferença, tentar fazer o bem, tentar trazer políticas públicas onde visava atender a população mais carente.
Haja visto que eu sou de um bairro que mora há mais de 30 anos no setor bacalhau. E hoje lá nós temos setor papeiros, setor Goiás II, tempo novo, Jardim das Acácias. E a gente vê a preocupação do pessoal.
Fazer o bem, sem dizer a quem, trabalhar em prol da comunidade, sempre valorizando principalmente aquelas pessoas que mais precisam. O senhor sempre teve uma atuação forte na área de esporte e lazer.
O senhor sempre teve uma atuação forte na área de esporte e lazer. O que motivou a trabalhar com essas questões e qual a importância desses segmentos para a população do Município de Goiás ?
– Eu sempre fui envolvido no futebol. Meu pai, o saudoso Colombo Caiado de Taça, ele tinha uma equipe que se chamava Goiásinho, junto com o seu Paulo Balinha, representou bem a nossa cidade. E eu desde criança, jogando no time Paulo Balinha, passei a jogar no Goiásinho, onde eu fui jogador, goleiro, que representava a nossa cidade.
Depois de um certo tempo, nós criamos sim uma escolinha de futebol, onde essa escolinha visa tirar as crianças da rua, fazer com que as crianças possam ter dignidade, trazer as crianças para o convívio da sociedade. Nosso projeto valoriza demais a educação. Haja visto que a criança, para estar junto conosco, ela tem que estar matriculada, estudando e tirando nota boa.
Nós atendemos crianças de 6 a 15 anos, a Escolinha Vila Boa. Aqui em Goiás nós temos duas ou três escolinhas, mas a nossa atua de terça e quinta, onde nós também damos aulas de cidadania para as crianças, ensinando para elas o que é certo e o que é errado, e falando muito para elas sobre a questão da marginalidade, das drogas, da má companhia, sobre a principal coisa, o estudo, o que o estudo faz na vida da pessoas.
Nosso intuito é se nós vencermos, tirarmos algumas crianças do mundo da droga, tirar algumas crianças do mau caminho e trazer para a sociedade. Para nós é a mesma coisa de ganhar na loteria. Como o senhor disse na outra resposta, o senhor tem alguns projetos específicos há anos para a área de esporte e lazer. E para a área de saúde, educação e emprego.
O senhor tem alguns projetos específicos há anos para a área de esporte e lazer. E para a área de saúde, educação e emprego. Quais projetos o senhor gostaria de destacar ?
– Na área do esporte, além dessas crianças, nós temos também a equipe que representa a cidade de Goiás aqui nos campeonatos amadores no interior. Na área da educação, não deixar nenhuma criança fora da escola, não deixar nenhuma pessoa sem atendimento, principalmente na área da saúde. Isso é muito importante.
E a nossa luta maior é a geração de emprego. Estaremos sim aqui lutando junto com a executiva municipal a desenvolver políticas públicas para a geração de emprego, principalmente para os nossos jovens.
Quais são os dias e horas das sessões da Câmara Municipal e como a comunidade pode participar destas sessões ?
– As sessões na Câmara são de segunda e terça-feira, as três primeiras semanas de cada mês. Temos também sessão solene, que é de hora marcada.
Sessões extraordinárias, depende da necessidade, e também o pessoal pode se inscrever para participar da sessão, falando de assunto determinado. E também pela Rádio Vila Boa FM, onde as sessões são transmitidas pelo Instagram, pelo Facebook e também pelo YouTube, que são transmitidas ao vivo às sessões ordinárias.
De que forma a população pode ter acesso às informações públicas da Câmara dos Vereadores?
– A população pode ter acesso às informações através do portal da transparência da Câmara e também, como eu já disse antes, o Instagram, @camaradegoias_oficial, no site www.cameradegoiás.gov.br, e no YouTube, @CAMARAGOIAS .
E todos os cidadãos devem ter acesso às informações públicas da Câmara Municipal em desenvolver e trazer políticas públicas, melhorando a situação dos nossos municípios.
Zecão agradeceu o Jornal e por meio da Câmara Municipal de Goiás e deixou a disposição a casa de leis da população para todos:
“Foi um prazer receber vocês aqui no Jornal Imprensa Criativa. Colocamos a Câmara à disposição do Jornal e de todos os municípios da cidade de Bairro.”, diz o vereador.
Veja a entrevista na integra, o vídeo está disponível no Instagram, para acessa-lo clique no link abaixo:
https://www.instagram.com/p/DF_n5GFuVLn/
Roteiro e entrevista: Higor César Ferreira
Direção e edição de imagens: Rosy Braga
Comments are closed.