São duas doses da vacina Qdenga, da Takeda Pharma, que são aplicadas em um intervalo de 90 dias, ainda não há previsão para outras faixas etárias
A vacinação iniciou nesta terça-feira (09/04), em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Goiás. As crianças de 10 a 14 anos (11 meses e 29 dias) devem estar acompanhadas dos pais e apresentar os documentos necessário para a vacinadora: cartão do SUS e de vacinação, além do CPF.
Conversamos com a diretora de Vigilância em Saúde do Município de Goiás, Keismer Pereira:
‘’Na parte da manhã foram 30 crianças vacinadas, todas as UBS estão vacinando, inclusive dos Distritos de Goiás. Até o momento temos quase 900 doses que vieram para o Município.‘’diz a diretora de vigilância.
As Unidades Básicas de Saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Não precisa de agendamento prévio para a vacinação contra a dengue, é por ordem de chegada.
Porque vacinar primeiramente as crianças de 10 a 14 anos?
Segundo Keismer: a vacina imuniza as crianças dos sorotipos 1, 2, 3 e 4, para evitar a evolução dos casos mais graves, que é conhecida como dengue hemorrágica, essa faixa etária é imune ao sorotipo 1 e 2, por isso a vacinação de 10 a 14 anos, as outras faixas etárias são imune ao sorotipo 3. Seguindo as normas do Ministério da Saúde.
Na Cidade de Goiás ainda não circula o sorotipo 3.
As crianças dessa faixa etária que tenha alguma comorbidade pode se vacinar, somente as gestantes e puérperas não são orientadas a se vacinar.
Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás
Comments are closed.