Press "Enter" to skip to content

Vacinação contra dengue está liberada para a faixa etária de 10 a 14 anos no Município de Goiás

Compartilhe

São duas doses da vacina Qdenga, da Takeda Pharma, que são aplicadas em um intervalo de 90 dias, ainda não há previsão para outras faixas etárias

A vacinação iniciou nesta terça-feira (09/04), em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Goiás. As crianças de 10 a 14 anos (11 meses e 29 dias) devem estar acompanhadas dos pais e apresentar os documentos necessário para a vacinadora: cartão do SUS e de vacinação, além do CPF.

Conversamos com a diretora de Vigilância em Saúde do Município de Goiás, Keismer Pereira:

‘’Na parte da manhã foram 30 crianças vacinadas, todas as UBS estão vacinando, inclusive dos Distritos de Goiás. Até o momento temos quase 900 doses que vieram para o Município.‘’diz a diretora de vigilância.

As Unidades Básicas de Saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Não precisa de agendamento prévio para a vacinação contra a dengue, é por ordem de chegada.

Porque vacinar primeiramente as crianças de 10 a 14 anos?

Segundo Keismer: a vacina imuniza as crianças dos sorotipos 1, 2, 3 e 4, para evitar a evolução dos casos mais graves, que é conhecida como dengue hemorrágica, essa faixa etária é imune ao sorotipo 1 e 2, por isso a vacinação de 10 a 14 anos, as outras faixas etárias são imune ao sorotipo 3. Seguindo as normas do Ministério da Saúde.

Na Cidade de Goiás ainda não circula o sorotipo 3.

As crianças dessa faixa etária que tenha alguma comorbidade pode se vacinar, somente as gestantes e puérperas não são orientadas a se vacinar.

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.