Press "Enter" to skip to content

#TBT: Veja como foi a abertura do Jubileu 2025 ”Peregrinos da Esperança”, realizado pela Diocese de Goiás

Compartilhe

Este importante evento acontece de 25 em 25 anos nas dioceses da Igreja Católica, em todo mundo, a abertura seria em 29 de dezembro, não foi possível  fazer a abertura nesse período, mas todas as dioceses fizeram a abertura no dia 29 de dezembro

No sábado(22/02), foi realizado a abertura do Jubileu 2025: com o tema “Peregrinos da Esperança”, na cidade de Goiás, sede da Diocese de Goiás, os fieis se concentração na Praça do Chafariz de Cauda, dando inicio a peregrinação ás 16h30min, houve uma parada na porta da Catedral de Sant’Ana para oração, logo depois, a procissão foi encerrada no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, dando inicio a uma missa presidida pelo Bispo Dom Jeová Elias.

Nesta abertura esteve presente o Bispo Emérito da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, os padres Augusto e Denis, o Frei Cristiano e demais padres, freis e freiras da 25 paróquias, de mais de 23 cidades.

O Bispo da Diocese de Goiás, Dom Jeová Elias, explicou o que foi realizado na peregrinação:

“Fizemos a peregrinação, para começar fizemos a leituras da bula que define o ano santo, a esperança, é um documento que o Papa faz, dando as linhas gerais do ano jubilar. Fizemos uma parada diante da Catedral, não foi possível fazer a celebração na Catedral, vista que está em reforma, mas foi feito um momento na porta, lembrando a importância da Igreja Catedral para a Diocese, um lugar de comunhão, de unidade também de toda a Diocese.”, explica o Bispo Diocesano.

Origem do nome

A palavra Jubileu tem origem hebraica, vem de um instrumento de sopro, parecido com um o berrante, que é feito de chifre de carneiro, chamado de Yobel. O Padre Wilmar tocou o Shofar na peregrinação, demostrando como era toca o instrumento para abrir essa tradição Judaica, parecida com a cristã, que acontece a cada 50 anos.

Peregrinação o ano todo

A peregrinando deve acontecer em diversas igrejas da peregrinação. Aqui em Goiás, deve ser realizada no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, na Catedral, quando for reinaugurada, e o santuário de Areias. Nas outras regiões da Diocese de Goiás, quatro pastorais vão escolher uma igreja, que será um local de peregrinação.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Fotos cedidas gentilmente por Fúlvio Costa/ Assessor de comunicação da Diocese de Goiás

Fotos dentro do Santuário de Nossa Senhora do Rosário por Higor César 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.