A ‘’Infância de Aninha’’ teve 10 episódios exibidos na última noite de sábado (05/11), no Cine Teatro São Joaquim. A animação conta livremente sobre as histórias que Ana Lins dos Guimaraes Peixoto Bretas (nome de batismo de Cora Coralina) viveu quando era criança, a partir de poemas e biografias que ela deixou escrito. Com 13 episódios produzidos
A serie foi criada pela cineasta Rosa Berardo, sua filha Júlia Berardo foi assistente de direção e dubladora da personagem Aninha, a produtora audiovisual Mandra Filmes ficou responsável pela técnica da animação.
‘’Realizei um documentário em 2013 sobre a vida de Cora Coralina, fiquei fascinada com a história da vida dela, então perguntei para a diretora do Museu Casa de Cora Coralina, a Sra. Marlene Velasco se existia desenho animado de Cora Coralina, ela respondeu que não existia. Conversei com a filha de Cora, a Sra. Vicência Bretas, cedendo gentilmente os direitos autorais de Cora.’’, diz a diretora da animação, Rosa Berardo.
A animação tem uma representatividade muito forte da cultura goiana, com cenários da cidade de Goiás, onde as histórias são contadas, sendo que Aninha passou toda infância nessa cidade. No desenho pode identificar a Praça do Coreto, As Igrejas, o Palácio Conde dos Arcos, a Casa de Cora Coralina, a Ponte do Rio Vermelho e outros locais da antiga capital do estado de Goiás.
Segundo informações da diretora, futuramente os episódios da animação devem ser exibidos nas televisões públicas e educativas do Brasil, além de uma segunda temporada com novos episódios da ‘’Infância de Aninha’’.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Comments are closed.