Press "Enter" to skip to content

Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade e Equidade Étnico-racial é criada no Munícipio de Goiás 

Compartilhe

O produtor cultural, cineasta e fotógrafo Lázaro Ribeiro de Lima assumiu a nova secretaria no dia 03 de abril de 2023 

A Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade e Equidade Étnico-racial, foi criada pelo Prefeito Aderson Gouvea, com apoio unanime da Câmara Municipal de Goiás, principalmente pela Vereadora Elenízia da Mata, que defende as políticas antirracistas, além da luta do movimento negro e Quilombola da cidade de Goiás. 

Essa Secretária é fruto das Conferências de Equidade Étnico-racial de 2013, 2017 e 2022, que solicitou a promoção e proteção dos direitos das pessoas pretas e indígenas do/no Município de Goiás 

Conversamos com o secretario, Lázaro Ribeiro de Lima, ele relatou a nós do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás a sensação de estar à frente dessa nova secretária e a importância dela na comunidade vilaboense: 

‘’Fiquei muito honrado pela escolha de meu nome para estar à frente da uma pasta que traz como bandeira a luta antirracista em favor dos Povos Indígenas. De Igual modo a luta antirracista em favor das pessoas pretas que lutaram e lutam pelo seu lugar de direito nessa sociedade não como descendentes de pretos escravizados, mas de pessoas pretas descendentes de reis e rainhas, saqueadas e arrancadas do continente Africano por exploradores europeus.’’ 

‘’Esse município como todo o país precisa fazer uma reparação histórica para com o povo preto e nossos povos indígenas, e essa Secretaria vem como um ato inicial dessa reparação, propondo ações e implementações para combater o racismo estrutural além de garantir os diretos étnico-raciais.’’, explica Lázaro. 

A equipe é composta por nomes que estão na luta pelos direitos Étnico-raciais Claudia da Mata, Fernanda Farias, Jefferson Rodrigues e Rafael de Sá. 

O secretário deve realizar ações e parcerias com o Comitê de Secretarias, em escolas, Universidades, ONG,s ligadas ao Movimento Negro e Instituições Culturais: Quilombo Alto Santana, Congo Vila Boa, Museu da Memória de Goyaz e grupos de Capoeira. Busca-se o apoio da comunidade vilaboense, que apoia a luta pela igualdade e equidade racial. 

 

Trajetória do novo secretário 

Lázaro Ribeiro de Lima é mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás – UFG e especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pela mesma instituição. 

Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás – UEG.  

Criou e coordenou o Ponto de Cultura Janela, para o cinema proposto e executado pela Associação Casa de Cora Coralina, por meio do IPHAN/ MINC.  

Criou e coordenou o Ponto de Cultura Imagem da Memória, proposto pela Cia. Express’Arte, por meio do Governo do Estado de Goiás/MINC, que desenvolveu um trabalho com a comunidade vilaboense em prol da salvaguarda do patrimônio imaterial por meio do audiovisual.  

Como cineasta produziu mais de 25 curtas-metragens, premiado em diversas mostras e festivais entre eles o “Troféu Luiz Gonzaga” (Melhor Filme Júri Popular) e o “Troféu José Petrillo” (Segunda Melhor Produção Goiana – FICA 2015. 

Agraciado em 2015, pelo Governo do Estado de Goiás, por meio do Conselho Estadual de Cultura com a “Medalha de Mérito Cultural – Audiovisual”.  

É um dos idealizadores do Museu da Memória de Goyaz. 

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás 

Fotos- Alexander Arcanjo/ Tayná Saad/ Lázaro Ribeiro e Secretaria da Igualdade Racial 

 

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.