Press "Enter" to skip to content

Saiba como funciona o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Terra Brasil

Compartilhe

Esse programa beneficia o acesso à terra para agricultores/trabalhadores rurais por meio de financiamentos, investimentos e aquisição de imóveis rurais.

Para participar do Terra Brasil é preciso enquadrar nos seguintes requisitos;

  • Ser trabalhador/trabalhadora rural
  • Estar na ativa nos últimos 5 anos

Documentos para provar a qualidade de produtor rural;

  • Carteira assinada na qualidade de trabalhadores rurais
  • Declaração de meeiro ou comodatário
  • Ser associado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais 

Os processos e etapas para aquisição do imóvel rural dos interessados passam por órgãos competentes ligados ao Terra Brasil. Primeiramente o agricultor deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, neste caso no município de Goiás procura o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goiás e Faina, para propor o projeto e enquadramento de acordo com os requisitos do programa.

Depois de passar pelo sindicato, o projeto passa por mais uma etapa; a aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável. Nesta terceira etapa, a Unidade Técnica estadual que é ligada a Secretaria Estadual de Agricultura avalia a propriedade rural.

A última fase é a nível federal, passando pela aprovação do Ministério da Agricultura, o Banco do Brasil libera o recurso para aquisição da propriedade ou o investimento na mesma.

Conversamos com a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goiás e do Faina, Ivonilde Francisca da Silva e com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Delcídio da Silva Moreira, em conjunto eles relataram a importância da luta pela terra em um município que contêm 24 assentamentos implantados, o maior em números do Brasil:

‘’É importante salientar que é uma conquista feita pelos movimentos sociais do campo, em especial o movimento sindical dos trabalhadores rurais; STTR/ FETAEG/ CONTAG, com objetivo de acesso à terra para filhos de trabalhadores rurais. Sem essas lutas não há reforma agrária.”

Higor César Ferreira-Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.