Essa ação iniciou m 2008, após Milena se interessar em levar o trabalho de moda artesanal, para ser bordado por cinco detentas, depois passou a ser bordado somente por detentos
Na manhã desta quinta-feira (12\01) Aconteceu uma confraternização, na Unidade Prisional Regional da cidade de Goiás, com a presença da criadora do projeto e da marca Cabocla, Milena Curado e do violeiro Almir Pessoa.
O projeto Cabocla-Bordando Cidadania remunera Todos os detentos que fazem parte do projeto, hoje são 20 pessoas. Segundo a Lei de Execução Penal, para cada três dias trabalhados um dia a menos de pena. Este projeto é uma parceria da empresária Milena Curado e da Diretoria Geral de Administração Penitenciária.
Conversamos com a criadora da marca Cabocla Milena Curado e do projeto Bordando Cidadania, lá ela relatou sobre a ideia de desenvolver esse projeto com os detentos:
‘’Abri a loja em 2007, com bordados iconográficos (poesias, casas e tudo que remete à cidade de Goiás). Eu, minha mãe e minha avó não conseguimos mais bordar, porque a demanda da produção era grande, já tinha ouvido falar sobre o trabalho desenvolvido nos presídios, mas não estava muito em voga, a partir de uma viagem do SEBRAE conheci uma moça que desenvolveu um trabalho no CEPAIGO, em Goiânia.’’
Tive a ideia em desenvolver um projeto, identifiquei que na Unidade Prisional da cidade de Goiás existia uma cela com cinco detentas, fizemos uma parceria com elas. No dia 12 de janeiro de 2008 eu e minha mãe começamos a ministrar um curso de bordado para elas, A partir daí elas começaram a bordar e a parceria se iniciou, pagava por peças que elas produziam e tiveram a Conquista de redução de pena.’’, diz Milena.
‘’Essa ideia de fazer a confraternização surgiu há dois meses, convidei o Almir Pessoa pra tocar viola, ele aceitou, tivemos Autorização para fazer a confraternização e levar um lanche no presídio. Pra mim não fazia sentido em comemorar sem eles(detentos) Os 15 anos do projeto, porque eles fazem o projeto acontecer e sem eles o projeto não seria o mesmo.’’, conclui a criadora do projeto Cabocla Criações.
Milena Curado já recebeu diversos prêmios e esteve em vários programas de TV, sendo reconhecida por seu projeto visionário.
Almir Pessoa, violeiro e apoiador do Projeto Cabocla descreveu sobre a experiência de fazer um show pela primeira vez em um presidio e participar da comemoração dos 15 anos desse importante projeto:
‘’Inusitado, como vários dos convites da Milena (risos). Essa apresentação dentro da Unidade Prisional foi bem marcante pra mim, pois foi minha primeira vez visitando um presídio e já de viola na mão interagindo com os detentos. Eu fui até a unidade prisional de peito aberto, aprendi inúmeras lições e pude observar de perto esse projeto. Vida longa ao projeto Cabocla.’’, diz Almir
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Fotos- Milena Curado e Policia Penal
Comments are closed.