O objetivo deste projeto é realizar palestras, oficinas, visitas e ações de restauração ecológica na Bacia do Córrego do Chapéu do Padre e ao seu redor
O ”Entre Cerrado” iniciou neste ano, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental-FICA, mais especificamente em 15 de junho, com plantio de 40 mudas de espécies nativas do Cerrado.
A Coordenadora deste projeto, Camila Gomes Sant’ Anna, conhecida como Preta, descreveu a importância das ações do projeto ”Entre Cerrado”, para a região do Córrego e para a cidade de Goiás:
”A intervenção na área teve como centro melhorar a resiliência urbana diante das emergências climáticas. Em linhas gerais, por meio da arborização de vegetação nativa do cerrado, plantio de Plantas alimentícias não convencionais (PANCS), desenhamos um espaço público que sirva como refúgio climático, um local ameno para a cidade, mantendo o conhecimento ancestral dos quintais da Vila Boa onde era possível deles tirar alimento, sustento e momentos recreacionais e de lazer.”
”Sem mencionar o seu potencial de contribuição para práticas de educação ambiental e diálogo com o Programa Goiás Verde Resiliente, lançado nas últimas semanas.”, conclui Preta.
Veja abaixo algumas ações que foram concluídas e outras que devem ser realizadas em breve:
Plantio de arbóreas do Cerrado já realizado, mas em setembro deve acontecer outra remessa do plantio.
Um canteiro de Plantas Alimentícias Não Convencionais-PANCS foi iniciado, com o auxílio da Dona Maria Luiza e o Chefe Humberto Marra.
A quadra Entre Cerrado está quase concluída, o Arquiteto Eliezer Carvalho França, através da Pontual Projetos, executou o projeto de requalificação da quadra, ela já existia só que estava cheia de lixo e toda danificada.
A oficina aconteceu com a oficina plantio de PANCS, juntamente com a agente comunitária Dona Maria Luiza, os integrantes do projeto ”Conversa Fiada” e o Cheff Humberto Marra, que doou a plantas, em breve deve acontecer outras oficinas. Todos são bem-vindos!
A quadra também recebeu a oficina de grafite, feita pela Rebeca, em parceria com Mota, Luana e Manu, além da contribuição dos participantes, aconteceu a oficina de stencial, sarau de poesias e piqueniques para convidar a população a utilizar o espaço.
No próximo mês alunos de três Programas de Educação Tutorial (PET) de Goiânia, deve fazer uma ação para ver as estrelas com o Planetário da UFG, na quadra ”Entre Cerrado.”
Acontecerá também a identificação de espécies de árvores do local.
Foi realizado a sessão de cinema com o filme Bdeery, do Prof. Hélio Simplício. Que venceu o premio de melhor filme na Mostra Becos da Minha Terra, no 25º FICA.
Equipe do projeto
A coordenadora do ”Entre Cerrado”, Camila Gomes nós passou os nomes de todos que estão envolvidos nas ações deste projeto, além disso ela explicou a função de cada membro :”Conta com a colaboração das professoras Ariane Magda Borges, Alessandra Castro, Carlos Pereira, Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso. e Suzete Bessa, além de outros docentes e dos técnicos Lyris Meruvia Pinto e Keslley Albano da Silva, com a participação da líder comunitária da pastoral da saúde, Maria Luiza da Silva Oliveira, o Chef goiano Humberto Marra e dos estudantes Ana Vitória Freitas da Silva(pós-graduação), Hítalo Ferreira Montefusco, Letícia Silva Dias (graduação) e o ex-aluno, o arquiteto Eliezer Carvalho França.”
”A execução do Projeto da Quadra foi realizada pela Pontual Projeto, com a coordenação do Eliezer. E, um documentário está sendo elaborado pelo cineasta Vincent Glen Gielen. O projeto conta também com o apoio do Núcleo de Acessibilidade de Goiás, assim com o apoio do Coordenador Administrativo da UFG, Lourentino Ferreira Santos e dos funcionários: Edinei, Ricardinho, Ronaldo, Paulo e Silvano.”
”Reforçamos nossos parceiros nessa jornada, que já envolve docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Educação do Campo, Filosofia, Pedagogia da UFG, O projeto “Conversa Fiada e Fruta do Pé”, Cooperativa Recicla Tudo, o coletivo Gsex da UFG, a equipe da Biblioteca Cajuí e do Restaurante Universitário da UFG, docentes da Agroecologia do IFG.”
”O projeto contou com o apoio incondicional de Diretora do Câmpus Goiás, Profa. Margareth Pereira Arbués e a Profa. Luana Cássia Miranda Ribeiro, Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG.”
O projeto foi idealizado pelo iniciativa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA 2024, pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (SECULT) e Pró – Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, com o apoio da Prefeitura de Goiás.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Fotos- Fabricio Castro, Eliezer França, Suzete Bessa e Professor Haroldo Flauzino
Comments are closed.