O doce da casquinha crocante tem recheio de doce de leite e canela, agrada turistas, moradores da cidade de Goiás e várias personalidades.
Não se sabe ao certo onde e quando surgiu o pastelinho, mas se sabe que o doce é muito comum em cidades coloniais e históricas, como a cidade de Goiás e Pirenópolis. Outro fator importante sobre essa sobremesa é a semelhança com o pastel de Belém, um doce típico de Portugal.
O pastelinho é muito procurado para presentear, para decorações de festas, é um doce requintado, muitas doceiras da cidade de Goiás produzem essa iguaria, uma delas é a Rita de Cássia do Rosário Ferreira, que faz manualmente o pastelinho desde 1989, ela contou quais os ingredientes ela utiliza:
‘’Eu uso a farinha de trigo, manteiga, banha de porco, fermento em pó, leite e canela para fazer a massa, o recheio é o doce de leite, vou em Goiânia e compro pronto, escolho o melhor doce de leite.’’
A doceria fica na própria residência de Rita, localizada na Rua Luiz Guedes Amorim, Centro histórico da cidade de Goiás, número 5. A doceira também produz pastelinhos sob encomenda para várias cidades.
Rita de Cássia ministrou várias oficinas de pastelinhos e foi entrevistada por emissoras de tv e jornais:
‘’Uma das entrevistas que mais me marcou foi com o Olivier Anquier, há 20 anos, ele apresentava o programa diário do Olivier, no canal GNT.’’, diz a doceira Rita.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Comments are closed.