Nele, as famílias são convidadas para se reunirem com suas crianças na comemoração da paternidade, ou seja, do dia dos pais ou da pessoa que representa essa figura em suas vidas
Na manhã de sábado (12/08/23), aconteceu na Praça do Chafariz a 24ª edição do Festival Pai, Pipa e Poesia, com a participação dos familiares e crianças convidadas, assim como da equipe pedagógica.
A temática do evento foi escolhida pensando no resgate das brincadeiras folclóricas e que são ensinadas de pais para filhos e passadas de geração em geração, como a pipa. Assim, comemoram essa data tão significativa com a troca de saberes e fazeres.
Nas semanas que antecedem o Festival, os alunos e alunas da Letras de Alfenim COOPECIGO fazem uma imersão no universo folclórico, lendo obras literárias com a temática da pipa, produzindo textos, declamando poemas e escrevendo homenagens à figura paterna. No dia do festival os familiares e alunos se juntam para construir as pipas e empinar.
A diretora pedagógica Fernanda Regina Torres falou da importância desse projeto a nós: “O resgate das brincadeiras folclóricas é de suma importância para a preservação da cultura e da memória. E quando a pipa é construída por um membro da família junto da criança ganha um significado diferente, uma vez que é feito com afetividade, do mesmo modo como remete à infância dos pais.
Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás
Comments are closed.