Press "Enter" to skip to content

Na sexta-feira(06/10) aconteceu a apresentação cultural do Congo Vilaboense, na Festa de Nossa Senhora do Rosário

Compartilhe

A apresentação do Congo ocorreu às 20h15min, depois da novena, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário

 

                     Tudo que você precisa saber sobre o Congo Vilaboense

O Congo Vilaboense foi criado em 1953, portanto há 70 anos atrás, antes o Congo acontecia de uma forma diferente. Essa expressão artística de fé, cultura, música, teatro e dança é realizada três vezes ao ano na Cidade de Goiás: na Festa do Divino Espírito Santo em junho, na Festa de Sant’Ana em julho e na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em setembro ou outubro.

Essa manifestação da cultura popular tem influência de religiões de matriz africana, vindas do Congo e Angola e da Igreja Católica, trazida pelos portugueses.

Segundo o coordenador da Associação do Congo Vilaboense, Zé do Congo:
“O Congo Vilaboense fala em uma devoção religiosa ao Divino Espírito Santo e a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é uma batalha pelo poder entre Mouros e Cristãos, assim como é as Cavalhadas, no final os Mouros se rendem e formam uma única família com os Cristãos.”

As vestimentas azuis representa os alemães, o rei é o Sr. José de Arruda Peixoto, que participa do Congo desde os 11 anos de idade, ele já ocupou todos os cargos no Congo. Também é composto pelo príncipe, fidalgo e secretário

O embaixador, fila guias e soldados combatentes usam as roupas vermelhas.

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.