Os voluntários começaram estas ações em 2019, levando música aos pacientes do Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara, com louvores e hinos cristãos.
Os músicos da Orquestra da Igreja Congregação Cristã no Brasil, tocam instrumentos e cantam para pacientes que estão em leitos de enfermarias e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), todas as segundas-feiras, a partir das 16 horas.Em 2019, o grupo de músicos se prontificaram a realizar a musicoterapia, mas devido a pandemia da covid-19 paralisaram as atividades em 2020. No mês passado, em março de 2023 eles voltaram as atividades normais.
No total a orquestra de músicos conta com seis integrantes: Abadia e Rosemeire são responsáveis pelo canto, Osmar e Zé Rodrigues tocam violino, Gilmar toca violão e Arthos é responsável por tocar a flauta transversal.
Segundo a assistente social do hospital, Vera Lúcia Gonçalves Dantas:
”A musicoterapia é uma forma de cuidado, ela faz parte do bem estar do/a paciente, ela emociona e alegra as pessoas. Faz parte da espiritualidade, trás o conforto ao paciente que está em um ambiente fora do convívio familiar.”.
Arthos, membro e flautista da Orquestra da Congregação Cristã no Brasil, da cidade de Goiás, descreveu como é realizado esse projeto e o objetivo:
”Nós fazemos parte do DARPE (Departamento de Assistência Religiosa para Evangelização), um projeto realizado pela Congregação Cristã no Brasil em diversas instituições como hospitais, lar para idosos, clínicas de recuperação, albergues, presídios e universidades. Nos hospitais nosso objetivo é levar alegria e paz através dos louvores a Deus, contidos em nosso Hinário para os pacientes.”
Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa
Fotos- Vera lúcia Gonçalves Dantas
Comments are closed.