O projeto da Associação Mulheres Coralinas visa transformar os muros das casas do Setor Rio Vermelho, em uma galeria de arte a céu aberto
Conversamos com a secretária executiva da Associação Mulheres Coralinas, Ebe Maria Lima Siqueira, ela coordena os projetos desta associação e responde abaixo as perguntas sobre a galeria de arte a céu aberto.
Como surgiu a ideia de fazer essa pinturas artísticas?
– A ideia de fazer uma Galeria aberta no setor Rio Vermelho surgiu inicialmente em 2023
com o desejo de retratar uma associada, que havia nos deixado abruptamente, vítima de um infarto. Dona Maria Sebastiana Santana, foi a primeira a ser pintada na parede externa da Sede das Mulheres Coralina, que fica no setor Rio Vermelho. Para isso, convidamos o artista visual Wes Gama.
Quando aconteceu a segunda pintura? e onde foi feito essa arte no muro?
– A segunda pintura foi feita neste ano. O artista Wes Gama e sua companheira Larissa Valenta, que é produtora cultural em Goiânia, nos deram de presente um painel que tem o rosto de uma criança e ele foi pintado na casa da companheira Lourdes, que além de ser nossa vizinha de frente é integrante da Associação do grupo da gastronomia, na sua casa funciona também sua loja, Doces Goyaz, que vende doces, quitandas e picolés.
Todo o material para a realização da oficina foi custeado pelo Ministério Público do Trabalho de Goiás. A atividade aconteceu enquanto o projeto É de Menina que se Torna Coralina estava em curso, e as 20 meninas que formavam a primeira turma foram o público dessa oficina.
Até o momento são três pinturas, conte para nós onde foi realizado essa pintura, quando e e qual o nome da terceira pintura?
-A terceira pintura, que leva o nome de “Comadres do Rio Vermelho”, aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de junho deste ano, por meio de uma parceria entre a Casa Mulheres Coralinas e a Secretaria Municipal de Cultura. Novamente o artista Wes Gama foi o responsável pela oficina de muralismo, que envolveu outros artistas visuais, como Tatianny Leão e Damchargista, as associadas que moram no bairro, amigos e vizinhos da Casa. A parede escolhida fica na Rua Manoel de Assis, nas proximidades da Casa Coralinas.
Como surgiu o projeto das três pinturas se tornarem um novo projeto, a galeria aberta ?
-Durante o tempo que fazíamos a pintura, muitas pessoas do bairro nos perguntaram se também poderíamos pintar na casa delas. E daí surgiu a ideia de fazermos uma galeria aberta.
Quais os planos para esse projeto seguir em frente ?
-O sonho da Associação é o de que o bairro possa se tornar um ponto de visitação turística, como referência de uma arte libertadora, porque feita na circularidade dos afetos.
Neste momento, estamos buscando patrocinadores para os próximos painéis. Nosso projeto é o de que o casal Wes Gama e Larissa Valenta coordenem a parte artística, trazendo outros artistas de fora em sintonia com os artistas locais. O projeto da Associação também vislumbra um casamento entre a arte visual e a arte literária.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás
Comments are closed.