Press "Enter" to skip to content

Movimento Fé e Luz promove a inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares através da igreja católica

Compartilhe

As reuniões do grupo Fé e Luz acontecem há 18 anos na Cidade de Goiás, liderado pelo Bispo emérito Dom Eugenio Rixen, da Diocese de Goiás

Fé e luz é uma organização internacional da Igreja Católica, que surgiu na páscoa de 1971, através de uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França. Fundado pelo teólogo e filosofo Jean Varnier e pela ativista dos direitos humanos, Marie-Hélène Mathieu, que chamaram pessoas com deficiências para participar dessa peregrinação, posteriormente o movimento foi criado.

Jean Varnier trouxe esse movimento para o Brasil em fevereiro 1975, quando visitou nosso país. Em maio de 2006, o Bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, após a campanha da fraternidade daquele ano: “fraternidade e pessoas com deficiência”, criou o grupo de encontros Fé e Luz, na Cidade de Goiás.

Dom Eugenio nos relatou que conhecia o projeto antes:
‘’Já conhecia o ‘’Fé e Luz’’ na Bélgica, minha terra natal e resolvi realizar aqui na Cidade de Goiás, com as pessoas com deficiência, com a Edna Pereira Araújo, hoje diretora da APAE da Cidade de Goiás, Vera e Tizil ( atual presidente da Câmara Municipal de Goiás), Luzimar (do Cartório) e Valter, Padre Paulo Wafflard. Arcelina, Mário, Rafael, Almerita, Waltinho, Cidinha, Ivonete, Cláudio, Domingas, Maria Clara, Nadi, Carmo, Debora, Olímpia, Divino e outros.’’

Os encontros acontecem todo último domingo de cada mês, no Mosteiro da Anunciação do Senhor, iniciando as 9h com uma missa, celebrada pelo Dom Eugênio Rixen, em seguida o grupo se reúne para conversar, trocando ideias e falar das tristezas e alegrias.

Uma vez por ano, o grupo faz uma romaria de ônibus a Trindade, para assistir uma missa na Basílica do Divino Pai Eterno e um passeio de lazer: ao Parque Mutirama de Goiânia, ou para a Cidade de Barra do Garças, no Parque das Águas Quentes.

Marcilene dos Santos Lima, mãe do Rafael Lima, acompanha ele na reunião do Fé e Luz desde a fundação do movimento, como mãe ela fala da importância de participar das reuniões:
‘’ As reuniões são sempre muito boas, ajudam as pessoas com deficiência ter mais fé, ficam mais calmas e uma maneiras deles ter uma sintonia maior com Deus.’’

Conversamos também com a Maria Clara Dantas, integrante do grupo desde sua fundação, juntamente com sua família. Ela descreve como se sente participando das reuniões e o que mais marcou nesses 18 anos de grupo:
‘’Desde pequena eu e meus pais participamos do grupo Fé e Luz, me sinto bem participando do grupo, nas reuniões as pessoas contam como foram seus dias, o que fizeram e sempre partilhamos o evangelho também. Os passeios me marcam bastante, sempre vamos para Trindade ou Barra do Garças, onde nós divertimos durante o dia’’

Confraternização do grupo

Hoje, sexta-feira(08/12), feriado municipal de Nossa Senhora Imaculada Conceição na Cidade de Goiás, aconteceu a confraternização de final de ano do grupo Fé e Luz, pela manhã, no Parque d da Carioca, Cidade de Goiás. 

A programação iniciou ás 9h, com uma missa celebrada por Dom Eugênio, em seguida um sorteio de brindes. Foi servido um almoço, depois sobremesa de sorvetes e doces.

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos- Edna Araújo/Vera Lúcia e Higor César 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.