A lei de tombamento foi sancionada pelo Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que dispõe no Distrito de Buenolândia, o “Marco Zero do Estado de Goiás”, como Patrimônio histórico-cultural do Estado de Goiás
O morador da Buenolândia, Natanael Santos e Gomes, solicitou ao Deputado Estadual Lucas Calil, o tombamento do conjunto do Distrito de Buenolândia como o “Marco Zero de Goiás”. A solicitação aconteceu em 2022 e foi prontamente atendida pelo legislador.
O projeto de lei passou por diversas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Buenolândia também recebeu visitas da equipe da Comissão de Turismo da ALEGO, para avaliar o projeto. Logo depois de todo o trâmite, o projeto foi enviado para o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que sancionou a lei de N° 22.202, de tombamento do conjunto histórico do “Marco Zero”, localizado no Distrito de Buenolândia/GO, que passa a integrar o patrimônio histórico-cultural do Estado de Goiás, em 10 de agosto de 2023.
O tombamento do “Marco Zero” remete ao encontro dos Rios Bugre e Rio Vermelho, foi nesse local que o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, chegou em 06 de Julho de 1726, fundando o Antigo Arraial da Barra, hoje Distrito de Buenolândia, o primeiro povoado e local político de Goiás, também foi arraial minerador, onde extraia ouro.
Conversamos com Natanael Santos e Gomes, morador da Buenolândia, ele descreveu a importância desse reconhecimento:
“Para nós moradores é uma grande conquista, a nossa Buenolândia ser reconhecida como o primeiro lugar de povoamento político do Estado de Goiás. É motivo de comemoração.”
Segundo Nael, em breve haverá a festa em comemoração do reconhecimento do “Marco Zero de Goiás”, como Patrimônio histórico-cultural do Estado de Goiás, feita pelos próprios moradores da Buenolândia.
Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás
Comments are closed.