Press "Enter" to skip to content

Jogo de Xadrez faz parte do projeto de extensão da UFG Câmpus Goiás, para interagir com a comunidade externa

Compartilhe

Na quarta-feira(23/10), aconteceu o primeiro encontro de xadrez aberto a comunidade, os jogos acontecem todas as quartas, das 16h ás 18h, no pátio da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas( conhecida como Sant’Ana) da UFG Câmpus Goiás.

O projeto de extensão surgiu a partir de uma conversa do técnico/secretário da Unidade Sant’Ana, Gustavo Barbosa com a estagiaria Hevely, que após jogarem uma partida, tiveram a ideia de fazer um projeto de extensão para levar o público para a unidade:

”Querendo ou não a regional tem um déficit de projetos, pensamos em um projeto para atrair o público em massa, não somente dentro da Universidade.”, descreve Gustavo.

No primeiro momento a coordenação do projeto foi dividida entre o Gustavo, Hevely e Wagner, com a saída do Wagner, o Bruno entrou no lugar. 

Uma das coordenadoras do projeto diz que:

”As pessoas ficam tão ligadas no celular que não param para jogar um jogo que treine o cérebro, que ajude a desenvolver outras atividades de convívio social. Eu não vejo um jogo tão comum aqui na cidade(Goiás), foi algo diferencial e algo necessário de implementar. ”, explica Hevely.

Bruno nós contou que o projeto deve ser expandido para outros espaços:

”A ideia é expandir o projeto ao máximo, levar para outras escolas, tanto particular como público. Pensamos em levar para lar de idosos, unidades prisionais , casa das crianças(abrigo), a ideia é levar o projeto para todos os lugares da cidade.”, diz Bruno.

O projeto também deve ser levado em breve para as praças, a equipe pretende transformar esse jogo em algo cultural da cidade.

Antes das partidas serem abertas ao público, o projeto Xeque Mate foi idealizado internamente, ou seja, somente para equipe organizadora para testar o funcionamento. A equipe organizadora fez uma campanha de arrecadação para adquirir os tabuleiros e peças de Xadrez.

O público de todas as idades podem participar, lembrando que é gratuito as partidas e não precisa de inscrição. A equipe deve orientar as pessoas nas partidas, tanto para quem quiser treinar, desenvolver a habilidade, o projeto é voltado para quem nunca jogou ou é iniciante, mas quem foi praticante ou tenha um nível avançado pode participar também.

Haverá campeonatos de xadrez, mas segundo a equipe, eles vão preparar os jogadores para participar de campeonatos. Esta ação de campeonatos é de médio a longo prazo.

Há um grupo do WhatsApp para informes, acesse o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/FdksGJPXQb2LwRtNEVex9Y?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaYftB95MNGJB6AMg5ZcF70h39za64jewlL3YADiY8W1bOKZ9B2EuKMneHY_aem_i2mMCoZmhw6mnr7XgSPVRQ

Equipe que executa o Projeto Xeque Mate:

Gustavo Barbosa Xavier
Hevely Samily Avelino de Santana
Wagner Luiz Aquino Ferreira da Silva
Sandro Barbosa da Silva Filho
Bruno Roque
Veronica Modesto Santos Guimarães
Yasmin da Silva Barbosa Novais
Douglas Rezende

Higor César Ferreira-Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.