A professora Goiandira Ortiz de Camargo está na gestão da cultura desde o dia 06/03, lugar antes ocupado por Rodrigo Borges Santana, secretário de Turismo, na qual ficou interinamente por quase 2 meses.
Goiandira volta a cultura depois de 10 anos, pois foi secretária da mesma pasta de 2013 a 2014, no Governo da Professora e ex-prefeita de Goiás, Selma Bastos.
A nova secretária informou sobre os projetos e novidades dessa gestão para a cultura:
‘’Estamos correndo para fazer a Semana Santa, que está próxima e depois outros projetos virão. O Prefeito Aderson Gouvea quer comemorar os 300 anos de fundação do estado e da Cidade de Goiás e tornar a cidade uma vila literária, com a chancela da UNESCO, a mesma instituição que concedeu o título de Patrimônio Mundial à cidade.’’, diz Goiandira.
‘’Vamos valorizar os artistas locais, oferecer atividades e construir políticas culturais, para que possamos caminhar fazendo um diálogo com o passado e o presente.’’, conclui a secretária.
Biografia
A vilaboense Goiandira Ortiz sempre trabalhou na área de cultura, literatura e artes, em diversas vezes como voluntária.
Sua trajetória começou em 1994, juntamente com outras professoras da Cidade de Goiás, foi a responsável pela criação do Comitê do Programa Nacional de Leitura, o PROLER, vinculado ao Ministério da Cultura e à Casa de leitura (Biblioteca Nacional) do Rio de Janeiro. Foram 4 anos de atividades envolvendo a leitura.
Ela também foi sócia fundadora da Escola Letras de Alfenim, por 20 anos, de 1998 a 2018, escola particular que atendia alunos do ensino fundamental da 1ª fase.
Em 2018, Goiandira também foi uma das responsáveis por criar a Livraria Leodegária, no Mercado Municipal de Goiás. O espaço leva o nome da primeira poetisa negra da Cidade de Goiás, Leodegária de Jesus.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Foto- Lázaro Ribeiro
Comments are closed.