Press "Enter" to skip to content

Fogareuzinho é a recriação da Procissão do Fogaréu realizada por crianças na Cidade de Goiás

Compartilhe

O projeto da Escola Letras de Alfenim – COOPECIGO teve sua primeira edição em 1999, acontecendo sempre às quartas-feiras da Semana Santa, às 17:00 horas. O percurso desse projeto de Educação Patrimonial inicia na praça Brasil Caiado (Praça do Chafariz), passando pela rua da antiga sede da Escola, percorrendo toda Praça do Coreto, terminando no Chafariz de Cauda, onde alguns farricocos encenam a prisão de Cristo. O ponto alto da encenação se configura quando uma criança da Escola Letras de Alfenim – COOPECIGO, vestida com a túnica de farricoco branca e com uma faixa vermelha amarrada na cintura, segura o estandarte (a réplica da pintura de José Joaquim da Veiga Valle com a imagem de Jesus Cristo) e, ao som do clarinete tocado por outro farricoco, apresenta a imagem de Jesus Cristo a todos os presentes.

Mais de 100 alunos da Escola Letras de Alfenim – COOPECIGO participaram da Procissão, entre eles, os farricocos e o alunos do 5º ano que integram a banda da fanfarra. A grande novidade desse ano foi a participação dos Bombeiros Mirins, convidados pela equipe gestora da Escola.

Conversamos com a diretora pedagógica da Escola Letras de Alfenim – COOPECIGO, Fernanda Regina Torres de Almeida, sobre o objetivo desse projeto.

‘’ A intenção do projeto é fazer com que nossa Cultura seja conhecida, valorizada e preservada. Desejamos que esse Patrimônio Imaterial seja perpetuado, seja sempre lembrado como uma tradição da Cidade. Almejamos que nossos educandos cresçam ensinando seus filhos e netos sobre a importância da preservação do que é nosso, buscando salvaguardar aquilo que nós temos de mais precioso, que é a cultura, tanto a imaterial quanto a material’’.

Devido à Pandemia da Covid-19, ficou inviável acontecer o Fogareuzinho nos dois anos anteriores.

‘’ Nós ficamos 2 anos sem o Fogareuzinho, assim como aconteceu com a Procissão oficial, pois, logo no início (2020), um mês antes da procissão acontecer, foi lançado um decreto aconselhando o isolamento, e no outro ano (2021) ainda não tivemos autorização para promover eventos que se caracterização como aglomeração, então não fizemos nenhum tipo de encenação voltada para o Fogareuzinho.’’ Diz a diretora pedagógica.

‘’ Esse ano é muito emocionante poder retomar essa encenação que é tão importante para a Escola Letras de Alfenim – COOPECIGO e também para nossa Cidade.’’ Conclui a diretora Fernanda.

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa na Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.