Press "Enter" to skip to content

Exposição das obras do Frei Confaloni ficam expostas até 30/10 na Cidade de Goiás

Compartilhe

As obras do artista plástico estão no Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni

A exposição Frei Confaloni de longa duração, está aberta desde o dia 12 de agosto e fica disponível até 30 de outubro, no Museu, ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rosário. Confira os dias e horários disponíveis para visitação:

      • Terça-feira à sábado, das 9h ao meio dia e das 13h as 17h.
      • No domingo é aberto somente no período da manhã, das 9h ao meio dia.

No museu estão expostos 15 afrescos, xilogravuras, além dos objetivos pessoais do frei Confaloni, como livros, rascunhos, boina, revistas, barbearia, relógio e outros objetos, há também uma sala para assistir o documentário sobre a vida de Confaloni. A exposição está no térreo e no primeiro andar.

A partir de novembro devem acontecer outras exposições neste museu. Essa exposição faz parte do projeto que foi contemplado pelo fundo de arte e cultura de 2016, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás-SECULT.

Conversamos com o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário e coordenador geral do projeto, frei Cristiano Bhering, segundo ele o projeto foi refeito para se adequar a nova proposta:
“Os freis: Marcos Lacerda e Elvécio de Jesus tiveram a ideia da exposição em 2016, o projeto foi aprovado no final de 2019, mas devido a pandemia o projeto ficou suspenso. Em 2020 assumi o projeto e tivemos que mudar o espaço da exposição, a temática e outras readequações necessárias, a verba para a realização da exposição saiu neste ano de 2023.”

Frei Cristiano ressalta ainda que: “As obras e objetos de Confaloni devem ficar no museu somente em algumas salas a partir de novembro, as outras salas devem receber outras exposições e acervos. Até janeiro as obras e objetos estarão no Museu.”

Abertura do evento
A programação de lançamento da exposição aconteceu no sábado(12/08) e foi iniciada com uma missa no Santuário do Rosário, ás 19h. A inauguração da exposição frei Nazareno Confaloni começou logo após a missa, às 20h, no Museu Histórico Frei Nazareno Confaloni.

O evento contou com a presença do também frade dominicano, frei Lourenço Papin, amigo que conviveu com frei Confaloni por mais de 11 anos, esteve presente o coordenador geral da exposição e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, frei Cristiano Bhering, o curador e biógrafo da exposição PX Silveira, a coordenadora executiva Manoela Barbosa, demais componentes do projeto, autoridades locais e representantes de algumas instituições.

Quem foi frei Nazareno Confaloni?
Frei Nazareno Confaloni nasceu em Viterbo, na Itália, em 23 de janeiro de 1917. Ele veio para o Brasil em 1950, a convite de Dom Cândido Penso.

Ele pintou os afrescos dos mistérios do Rosário, nas paredes da Igreja do Rosário, na Cidade de Goiás. Confaloni era artista plástico, pintor, escritor, desenhista, muralista e professor de arquitetura. Ele faleceu de enfarte, em julho de 1977, na Cidade de Goiânia.

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.