Press "Enter" to skip to content

Escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Goiás seguem medidas de segurança e prevenção a ataques

Compartilhe

Conversamos com Jonas Berquó, coordenador da Regional de Educação de Goiás, que atende alguns Municípios além de Goiás. Ele respondeu algumas perguntas referentes as medidas que vem sendo tomadas nas escolas estaduais, para prevenção da escalada da violência nas mesmas.

Aconteceu alguma ocorrência nas escolas estaduais da Regional Goiás ?

-Até o momento foram duas ocorrências em duas escolas, uma do município de Aruanã e outra em Buriti de Goiás, todas as duas foram ”fakes” criado nas redes sociais, de imediato a direção das escolas procurou a Policia Civil e Militar e denunciou as ameaças. Tudo foi resolvido e os alunos alegaram que estavam brincando.

A partir dessas ocorrências vocês ficaram em alerta ?

-Sim, com o alerta no Brasil inteiro sobre o terrorismo nas escolas disseminou alguns áudios, mas nada que fosse na regional. Dessa forma a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli e o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado anunciaram medidas de segurança e prevenção nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Qual as medidas de segurança e prevenção foram tomadas ?

-Aquisição de detectores de metais nas entradas das escolas, revistas nas mochilas, A revista dos alunos é realizada pelo coordenadores de turno ou nas escolas de tempo integral é chamado de coordenador disciplinar pedagógico, esses profissionais cuidam dos alunos no recreio, quadra, no intervalo das aulas e na saída.

Esses coordenadores são professores?

– Sim, são escolhidos por terem habilidades para conversar com alunos, ficam atentos a eles e reforçam o apoio a eles.

Em caso de algum aluno suspeito de portar algum objeto ou de forma agressiva, o que é feito ?

-O coordenador de turno chama o aluno reservadamente, pede que o estudante mostre o que há dentro da mochila dele. Em caso de algum objeto diferente do âmbito escolar a família é comunicada imediatamente, dependendo da gravidade é acionado o Conselho Tutelar ou a Polícia.

De qual forma os diretores e professore foram preparados para seguir as normas de segurança e prevenção nas escolas ?

– Fizemos live´s com diretores, para que eles preparassem os professores e profissionais da educação.

O que foi falado nessas reuniões  ?

-foi falado para os diretores sobre as medidas de segurança e prevenção, também foi falado para eles repassarem aos professores sobre observar os sinais dos alunos, redobrar a atenção com alguns alunos específicos que a escola já conhece e aqueles que tem algum problema especifico.

A CRE Goiás tem uma equipe de profissionais de saúde mental nas escolas?

-Ainda não temos, mas é previsto em breve, buscamos parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, para atuação dentro das escolas, a saúde mental é prioridade.

Os pais dos alunos fazem parte do fortalecimento da prevenção da violência nas escolas ?

– Sim, a família é a principal ferramenta para monitoramento dos alunos. A vigilância deve iniciar em casa e os pais tem obrigação de conhecer os hábitos dos filhos, em especial o que estão vendo e fazendo nas redes sociais.

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.