Press "Enter" to skip to content

Encontro entre os Descendentes da Barra e sua Comunidade Sertaneja homenageou as ruas com nome dos ancestrais na semana de integração da UFG

Compartilhe

Nesta sexta-feira (27/05) aconteceu o seminário organizado pela Professora Dr. Luciana Helena (UFG) na Escola Terezinha de Jesus Rocha, no Distrito de Buenolândia( popularmente conhecida como Barra), situada no Município de Goiás. Vários momentos de integração cultural aconteceram na tarde.

Abertura foi a acolhida da Escola a Comunidade representada pela Coordenadora Rosária do Reis Francisco dos Santos, pela Professora Lucélia Soares e pelo diretor Ronaldo dos Santos Martins para os convidados (oriundos da Barra): Cel Brasil Vicente Ferreira, a Presidenta da Associação de Moradores da Buenolândia Clarice Cardoso Leite Silva, Cláudio Leite de Brito.

O Violeiro Claudio e sua prima Clarice cantaram a moda ‘’Rio Vermelho’’, escrita pelo bisavô dos mesmos, o Honório Dias da Silva.

Sobre o conteúdo da Semana de Integração foi apresentado pela Professora Luciana a Lei Municipal 297 de 30/11/2021, sobre a criação do Dia Municipal do Distrito de Buenolândia, a proposta de lei do Vereador Aguinel foi apresentada a Câmara Municipal de Goiás e aprovada, logo depois foi sancionada pelo Prefeito Municipal de Goiás, a qual a data de aniversário do distrito ficou firmada em 06/07.

Foi apresentado a todos uma peça de um capacete para mergulho, chamado escafandro, o objeto é parecido com os que eram usados pelos garimpeiros do Rio Vermelho e do Rio Bugre, o capacete escafandro pertence ao acervo pessoal do Sr. Alex Godinho Martins.

Em outro momento foi exposto aos alunos, equipe da escola, convidados e moradores um slide sobre a formação da Barra/ Buenolândia De Arraial da Barra à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Barra ao atual Distrito de Buenolândia, levando em conta seu referencial histórico e o conteúdo de pesquisa cientifica.

‘’Utilizando a pesquisa sobre a formação histórica de Goiás O Habitar e a Memória em Terras da Santa, que indica os documentos originais para a referência das datas de sua história de formação como marco zero de Goiás.’’ Diz, a pesquisadora e Professora Dr. Luciana Helena.

O Coronel Brasil, filho do pescador Felipe Vicente Ferreira, relatou sobre sua vida na Buenolândia, o mesmo tem um livro publicado chamado ‘’Lembranças’’, em muitas partes desse livro ele cita sua vivencia no Distrito da Barra.

O violeiro Cláudio Leite de Brito também descendente sertanejo lembrou sobre a história de seu Bisavô Honório Dias da Silva, que ele não o conheceu, mas ouvir falar muito, um cancioneiro sertanejo que deixou vários recortados e catiras sobre os tempos que viveu na Barra/Buenolândia, inclusive Claudio cantou a música ‘’Curador da Barra’’ de autoria do Honório.

A Professora Luciana apresentou a comunidade presente na escola o mapa da Vila do Distrito da Buenolândia e suas respectivas ruas e praças, a partir da numeração e da lista de supostos nomes sugeridos pela comunidade, foram escolhidos os seguintes nomes após a votação:

Ruas

1-Bartolomeu Bueno da Silva

2-João da Venda

3-Honorio Dias da Silva

4-Irmãos Pedro e Lourentino Fernandes Silva

5-Inocencio Gonçalves Pinheiro

6-Seu Lô Manoel Raimundo Pinto

7-Dona Francisca Maria Francisca dos Santos Silva

8-Travessa Dona Mariquinha Maria Caetano dos Santos

9-Sergio Santiago

10-Lucineia Ferreira Pinto

11-Canuto da Cruz Arruda

12-Feliciana Ferreira Pinto da Cruz

13-Vergilio Teodoro Guimarães

14-Benedito Camelo

15-Scipiao Pinto Barroso

16-Salvador Ferreira Soares

17-Travessa dos Bandeirantes

Praças:

18-Praça Mulheres Aroeira (Unidade Básica de Saúde-UBS)

19-Largo e Adro do Rosario (Igreja de Nossa Senhora do Rosário)

Os nomes citado das ruas e praças seguirão para duas sessões da Câmara Municipal de Goiás para aprovação, depois segue para o executivo para sancionar.

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.