Press "Enter" to skip to content

Dr. Aluísio de Alencastro foi o primeiro médico pediatra, com título de especialista no Município de Goiás

Compartilhe

O médico vilaboense passou pelos mais importantes hospitais de Goiás-GO, sendo reconhecido pelo seu cuidado e profissionalismo com seus pacientes, fazendo historia na medicina de Goiás

Aluísio de Alencastro nasceu 25 de novembro de 1942,no Município de Goiás, na Chácara Casaca Preta.

Sonho de ser medico e futuro brilhante na pediatria

No ano de 1966, Aluísio alugou sua propriedade, para a renda custear seus estudos universitários no Rio de Janeiro, através de seu curso pré-vestibular Miguel Couto.

Em 1968, após 2 anos de estudos ele foi aprovado no Curso de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Ele formou em 1975. Logo em seguida, foi aprovado em residência médica em pediatria, no Hospital de Base do Distrito Federal, neste mesmo ano foi um dos sócios fundadores do Hospital Bom Pastor, inaugurado em 06 de junho de 1975.

Em 1977, ele aprovado em um concurso para título de especialista em pediatria, como Brasília ainda era uma cidade relativamente nova, Aluísio foi convidado a permanecer na nova capital do Brasil e ser sócio fundador de novos hospitais. Mas o novo pediatra resolveu voltar a sua terra natal e atuar como pediatra, sendo o primeiro médico pediatra com título de especialista da história do Município de Goiás, em 1978.Segundo Dr. Aluísio:

“Antes de mim não existia médicos especialista em pediatria , os clínicos gerais que atendiam as crianças e adolescentes.”, explica o médico pediatra pioneiro em Goiás

Logo após voltar para cidade de Goiás, ele foi aprovado no concurso do Ministério da Saúde, na área de pediatria. Uma vez por semana, aos domingos, ele era plantonista no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, trabalhando como concursado.

Dr. Aluísio ajudou na formação de vários profissionais pediatras na Cidade de Goiás. Ele abriu uma UTI pediátrica e neo natal no Hospital Bom Pastor juntamente com equipe dos médicos pediatras: Joaquim José de Carvalho Neto, Ferdinando Fonseca e Anderson Carlos de Alarcão.Além de médico ele é um dos sócio fundadores do Frigorífico Vila Boa, o único frigorifico do Município Goiás, fundado em 1992, atualmente está alugado e se chama FrigoVip.

Aposentadoria e mudança de cidade 

Com o fechamento do Hospital Bom Pastor em 2007, Dr. Aluísio passa a atender como médico Pediatra no Hospital São Pedro D’ Alcântara, até 2012.  Após 36 anos atuando como médico pediatra, Aluísio se aposentou.

O vilaboense foi convidado em 2014, para trabalhar no Hospital Regional de Água Boa, no Mato Grosso, Aluísio disse que ficaria pouco tempo, até que encontrassem outro/outros pediatras. Ele ficou durante 1 ano atendendo às crianças indígenas da etnia Xavante.

“Os pacientes tinham muito carinho por mim, e eu por eles, até aprendiam a falar meu nome e me presenteavam com artesanato indígena. Fui ate homenageado pelos pais de uma das crianças xavantes com meu nome.”, conta Aluísio 

Atualização e reconhecimento

Até os dias atuais Dr. Aluisio estuda módulos de atualização pediátrico, mantendo seu CRM ativo. Segundo o site Doctoralia, ele é um dos 20 médicos pediatras mais recomendados do Estado de Goiás. Acesso o link a seguir:

https://www.doctoralia.com.br/pediatra/goias

Abaixo estão algumas fotos dos objetos hospitalares utilizados pelo Dr. Aluísio que ele guarda até hoje;

Receituário médico

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Fotos- Higor César e do acervo do Dr. Aluísio Godinho 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.