Press "Enter" to skip to content

Doença mão-pé-boca é altamente contagiosa, para crianças de até 5 anos

Compartilhe

O vírus transmissível Coxsackie é da família dos enterovírus, popularmente conhecida como mão-pé-boca, pois surgem pequenas bolhas/feridas em toda boca, incluindo a língua e a garganta, também aparece nas mãos e nos pés.

O alerta é para os cuidados de higiene básica com as crianças em casa, nos Centros Municipais de Educação Municipal- CEMEIS e nas escolas, lavar as mãos com água e sabão, usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel.

A transmissão acontece por contato com a pele por gotículas, os sintomas podem aparecer de 5 a 7 dias, mas antes mesmo pode ocorrer a transmissão. Crianças acima de 5 anos e adultos também podem transmitir e pegar essa doença, porém com sintomas leves ou não sentir nenhum sintoma.

14 cidades do estado de Goiás estão com surto desse vírus. Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Munícipio de Goiás, Weder de Bastos Marques:

‘’Não há casos confirmados de mão-pé-boca no município de Goiás, mas há um caso suspeito, todo cuidado é pouco. As unidades de saúde do município estão todas preparadas para atender os casos confirmados e suspeitos.’’, diz o diretor.

Weder explica que essa doença ainda não é causadora de óbitos, mas como toda doença, ela pode evoluir para um estado mais grave se não for tratada.

Os sintomas dessa doença são: febre alta, manchas e feridas na sola os pés, palma das mãos e toda boca, dor de garganta e dificuldade de se alimentar/falta de apetite.

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.