Press "Enter" to skip to content

Doces cristalizados vem sendo ensinado de geração em geração na cidade de Goiás

Compartilhe

Eliana Martins de Paula aprendeu a fazer os doces cristalizados com sua mãe, Antônia Martins, que por sua vez aprendeu essa arte culinária de Goiás, com a Cora Coralina.

Sobrinha, filha, irmã, tia e prima de culinaristas e doceiras da Família Martins, Eliana aprendeu com a mãe a fazer os doces aos 7 anos de idade, junto com seus irmãos. Ela começou fazendo doce de limão.

Ela parou por um tempo de fazer os doces, voltou a fazer novamente no ano de 1992, quando mudou para uma fazenda, no município de Itapirapuã. Tachos de doces de goiabada era produzida nesta época, a partir desse momento Eliana não parou de fazer doces.

A doceira vilaboense vendia seus doces na cidade de Goiás, de porta em porta com suas filhas e sobrinhas. Após a mudança para a cidade de Itapirapuã, para suas filhas estudarem, Eliana formou sua clientela também na nova cidade.

Há 11 anos, a filha da Dona Antônia Martins voltou a morar na cidade de Goiás, porém somente em 2020, ela montou a loja física Doces Eliana Martins, localizada na Rua Dom Cândido, número 29, próximo ao Museu Casa de Cora Coralina, centro da cidade de Goiás.

‘’Cada dia me vejo mais na minha mãe, tá no meu sangue fazer doces, é muito gratificante, me impulsiona, me traz felicidade. O motivo do sucesso dos meus doces é o amor em fazê-los’’, relata a doceira

‘’Os doces cristalizados que mais vendo são: doce de banana, melancia, abacaxi de pedaço, mamão maduro, mamão verde, abobora de pedaço, doce de abobora de bolinha com coco e laranja da terra.’’, explica Eliana Martins.

Reconhecimento

Em dezembro de 2018, Eliana recebeu um convite para fazer os doces para a posse do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aconteceu em 01 de janeiro de 2019. Ela aceitou o convite e fez 50 kg de doces, incluindo cristalizados e outros doces.

‘’Vendo os doces cristalizados para turistas, moradores da própria cidade e municípios vizinhos, tenho muitos clientes de Brasília, Goiânia e já revendi para pessoas do Tocantins.’’, diz Eliana.

A doceira da família Martins foi entrevistada por jornais, emissoras de TV, inclusive por equipe de reportagens do Fantástico, Globo Repórter, TV Anhanguera e do programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Todos já exibidos pela TV Globo, somente o Mais Você ainda não exibiu a reportagem sobre os doces da Eliana.

Doceiras da cidade de Goiás

Há outras doceiras na cidade, algumas pararam e outras iniciaram essa arte da culinária, hoje é muito comum essa técnica dos doces cristalizados, um dos símbolos da gastronomia vilaboense.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.