Press "Enter" to skip to content

Dia do vizinho faz parte do calendário da cidade de Goiás, no dia do aniversário de Cora Coralina

Compartilhe

Essa data comemorativa foi criada pela poetisa Cora Coralina, em 1980, sendo que ela participou até 1984 desta festança

Na noite desta terça-feira(20/08), aconteceu mais uma festa em comemoração ao dia do vizinho e aniversário de nascimento de 135 anos de Cora Coralina, na Rua Dom Cândido e Largo do Rosário . A programação iniciou às 19h, com uma Missa em Ação de Graças, no Santuário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, celebrada pelo Frei Cristiano Bhering.

Em seguida, às 20h, o cantor Fernando Xandó cantou duas músicas, a primeira foi a música “Cora Coralina” de Marcelo Barra e a segunda foi “Fado de Vila Boa”, que fala de Goiás.

Após os parabéns, cantados pelo coro de vizinhos e amigos que estavam no largo, justamente com cantor Welington Piau, foi servido os pedaços de 10 bolos, doados pela comunidade e instruções vilaboenses.

Segundo a diretora do Museu Casa de Cora Coralina e organizadora do evento, Marlene Gomes de Velasco
“A cidade de Goiás recebe com amor e carinho o dia do vizinho, as crianças e as famílias ficam esperando os pedaços de bolo com muita alegria, é isso que Cora Coralina queria.”

Bolo tradicional desta comemoração

O bolo Nega Maluca é uma receita da Dona Guilhermina Veiga Jardim, a cobertura é feita com um ganache de chocolate e granulado, o recheio é de cocada de maracujá, uma cocada típica da Bahia. Segundo o Professor Dr. Rafael Lino Rosa:

”Era uma receita muito comum nas comemorações das festa do dia do vizinho, na década de 70,  inclusive na época em que Cora Coralina era viva. Luiz Henrique Veiga Jardim me passou essa receita, então resolvi faze-la para o dia do vizinho.”

Comemoração em outra cidade

Em Andradina, interior de São Paulo, foi onde Cora Coralina comemorou pela primeira vez o dia do vizinho.

Outros locais da cidade também comemoram o dia do vizinho

Os vizinhos do Largo Domingos Gomes celebraram está data pelo segundo ano consecutivo, para não coincidir com a comemoração do dia 20, eles realizaram no sábado(17/08).

Nesta terça-feira(20/08), os moradores da Rua Santa Bárbara se reuniram para celebrar o dia do vizinho, no final da tarde.

Vizinha mais antiga é quase centenária

Dona Lavínia Curado de Velasco, é a moradora mais antiga do Largo do Rosário e Rua Dom Cândido, ela completa 100 anos no próximo sábado(25/08). Ela conta sobre a vivência do dia do vizinho:
“Nasci, cresci e vivi nesta rua, todos anos participo da festa em comemoração do dia do vizinhos, morei um tempo fora, mas quando retornei para Goiás participei todos anos. Acho interessante participar.”

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.