O coral infanto-juvenil da Paróquia Catedral de Sant’Ana se apresenta sempre no quarto domingo do mês, na missa das 19h, é coordenado por Demísia Ferreira (trabalho voluntário) e apoiado pelo Paróco Augusto Cezar
Demisia foi a fundadora do coral Netinhos de Sant’Ana, ela se mudou para Goiás em setembro de 2021. No mesmo ano, em outubro ela conversou com o Padre Augusto sobre a ideia do projeto de um coral Infantil. E foi totalmente apoiada pelo pároco.
Então, Demisia iniciou o resgate das crianças para participar do coral, este inicio foi na época da Festa de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário de Areias. A Júlia Valentina foi uma das primeiras crianças que a coordenadora convidou para esse coral, ela está até hoje.
Todo ano eles comemoram o aniversário do coral, são três aniversários. E já está chegando o quarto ano do coral, em outubro.
“No princípio, eu não tinha tocador pois meu irmão estava com muitos compromissos. Eu convidei um tocador da Paróquia de Santa Rita de Cássia, o nome dele é Giovanni, ele não tinha tempo para ensaiar, depois, convidei o o Leandro, que é pai de duas meninas do coral, a Liandra e Lara, que também foram umas das primeiras integrantes. Depois veio meu irmão Demis Ferreira, que deu um jeito nos compromissos para me ajudar, ele é músico, já fez curso de musica, ele está até os dias atuais, é um apoio muito grande que eu tenho.”, conta Demisia.
Demis fica com a parte mais técnica do coral, instruindo e corrigindo as crianças no tom musical, colocação de vozes e afinação, enquanto Demisia fica na organização, acolhendo e cativando as crianças. O coral iniciou com 9 crianças e hoje está com 35 crianças.
Não tem uma média de idade para participar do coral Netinhos de Sant’ Ana, a única exigência é que as crianças e adolescentes participem dos ensaios que acontece toda segunda-feira, para cantar na missa mensal.Apresentação do coral e missa das crianças
Todo quarto domingo do mês, o coral Netinhos Sant’Ana se apresenta na Catedral de Sant’Ana. Por dois anos seguidos as apresentações do coral e ensaios aconteceram na Capela de São Vicente de Paulo, ao lado do Lar São Vicente de Paulo. A partir do dia 28 de abril os ensaios voltaram a ser realizados na Catedral, após a inauguração da reforma da igreja.
A primeira missa com o coral, depois da reforma da Catedral aconteceu no dia 27 de abril, e desta vez uma novidade, além das crianças cantarem e fazerem as leituras, agora também participam da missa dedicada para as crianças. Portanto, todo quarto domingo do mês tem a missa com as crianças, onde o pároco direciona a pregação especialmente para elas
Cada aniversário do coral é diferente, o primeiro foi na casa de uma das integrantes do coral com brincadeiras e banho de piscina, o segundo foi na cidade de Trindade, o terceiro foi em um clube de Goiás e a comemoração do quarto aniversário ainda não foi definida.
Apresentação do coral em outros locais
O coral se apresentou na Paróquia de Santa Rita, no bairro João Francisco, nas comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no setor Goiás II, Igreja de Santo Expedito, no Bacalhau, Igreja São Francisco de Paula, no centro e Santuário de Nossa Senhora do Rosário, também no centro e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Povoado de Areias.
No campo, eles se apresentaram na comunidade de São João Batista, no Povoado do Ferreiro. Eles cantaram também em algumas praças de Goiás, na época natalina e ano passado receberam um convite para cantar na câmara dos vereadores.
Os Netinhos de Sant’Ana já se apresentaram em outra cidade, fora do Município de Goiás foi em Trindade, Igreja de Padre Pelágio, além da participação na missa, as crianças foram ao parque, andaram de pedalinho, teve muitas brincadeiras com as irmãs da copiosa Redenção de Trindade e muita comida.
Importante fala das participantes do coral
“Meu nome é Ana Clara, sou filha da coordenadora do coral, também seu braço direito. Ajudo a arrumar as pastas, passar tons e ritmos para o meu tio Demis Ferreira(ele é o tocador) e ajudo a monitorar as crianças quando ela não pode.”, diz uma das integrantes do coral.
“O meu nome é Júlia Valentina, eu sou umas das primeiras integrantes do coral, eu acho mágico, além do dom de cantar, muitas crianças também se divertem, a professora sempre está incentivando a gente, sempre faz alguma coisa diferente para animar nós. Vamos na missa, cantamos, louvamos a Deus e também conversamos com o padre.”, conclui Júlia Valentina.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Comments are closed.