Press "Enter" to skip to content

Comunidade Terapêutica Paraíso está há 20 anos ajudando na recuperação de dependentes de substâncias psicoativas

Compartilhe

A inauguração aconteceu em 06 de agosto de 2022, a Chácara Paraíso está localizada a 14 km da cidade de Goiás, sob a tutela da Diocese de Goiás, por meio da responsável pela Comunidade Terapêutica, Norma Silva.

A ideia da realização da Comunidade Terapêutica Paraíso foi fruto da Campanha da Fraternidade de 2001: ‘’Vidas Sim, Drogas Não’’. O dinheiro da campanha foi revertido para a compra da Chácara Paraíso.

Para acontecer o acolhimento a pessoa deve aceitar a ajuda, procurar o médico para fazer o encaminhamento e falar com a administradora da comunidade, Norma Silva, no Centro Diocesano Pastoral, para depois o acolhido começar o tratamento na Chácara Paraíso. Há disponível 26 vagas, 13 delas estão preenchidas no momento.

A administradora e uma das fundadoras da Comunidade Terapêutica Paraíso, Norma Silva, relatou o objetivo da Chácara Paraíso:

‘’O objetivo desse espaço é a recuperação das pessoas que tem transtorno indevido do uso de álcool e outras drogas.’’

A Comunidade atende somente homens, a terapia do acolhido é realizada durante 9 meses. Quando o acolhido completa 5 meses na chácara, ele é liberado para passar 1 semana em casa, essa etapa do tratamento é chamada de reinserção social.

As atividades começam cedo; com uma oração, depois os acolhidos organizam e cuidam do espaço, eles fazem as refeições e cuidam dos animais.

Durante a tarde acontece as terapias, cada dia da semana um profissional está presente na comunidade: psicólogo, terapeuta ocupacional; que descobre os dons e a alegria dos acolhidos. Há também espaço para jogos intelectuais, televisão, campo de futebol e um rio para quem quiser pescar.

Há uma importante dinâmica com os acolhidos, chamada de valores da vida, para eles relembrarem os valores que aprenderam com a família.

Segundo a administradora do espaço de recuperação, eles participam do programa os 12 passos, em que o recuperando vai entender como está o processo dele, para viver aqui fora e não retornar ao uso das drogas.

Duas vezes na semana acontece os cultos ecumênicos, uma tarde com um pastor da Igreja de Cristo e outra tarde com um padre da Igreja Católica.

Todo primeiro domingo de cada mês acontece a visita da família na Chácara Paraíso, eles almoçam juntos e realizam atividades. As famílias também participam de um encontro semanal na Diocese, realizado toda segunda das 19h às 21h.

A equipe pede ajuda para manutenção da Comunidade Terapêutica Paraíso, as doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix, a chave é CNPJ: 05247365000139.

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Fotos: Carlos César Caravideos e Delcione Ribeiro

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.