A Folia de Abril como foi chamado a festa, aconteceu do dia 20 ao dia 24/04, a programação organizada e produzida pela Prefeitura de Goiás trouxe diversos shows, apresentações, blocos de carnaval e desfile das escolas de samba. O tema desse ano foi ‘’Vai Passar’’ e trouxe algo mais intimista para a população que gosta da alegria do Carnaval.
O esquenta da folia começou na quarta-feira (20/04), com um show acústico dos músicos Marcos Jardim e Nilton Filho, ao som de marchinhas e MPB na feirinha da Lapa, próximo ao Cruz do Anhanguera.
Os blocos tomaram conta do primeiro dia oficial da Folia de Abril, na quinta-feira (21/04). O primeiro bloco do dia começou por volta das 18:00 horas, com o tradicional Bloco do Zé Pereira, a Associação Atlética União Goiana foi a responsável pela organização e pela bateria, que animou a multidão desde a sede da mesma, passando por vários lugares do Centro histórico, e pontos turísticos, até a Feira do Quilombo com sede na Praça do Elivel.
Jorge Luis, segundo vice-presidente e mestre de bateria da escola de samba Associação Atlética União Goiana falou sobre a volta do carnaval.
‘’ Devido a Pandemia esse ano é atípico, um carnaval fora de época, mas pra não deixar a cultura acabar continuamos, o Bloco do Zé Pereira é um bloco para as pessoas distraírem, divertirem e relembrar os carnavais antigos. Nós da União (Escola de Samba) somos uma família.’’
O Grupo Sambagô animou os festeiros no começo da noite, na Praça do Coreto, logo após foi a vez do Bloco Comuna que Pariu e para encerrar a noite, por volta das 21:00 horas o grupo Vila Boa Samba Atoa animou a noite de quinta-feira, com muitas marchinhas e samba.
Na sexta-feira (22/03), os festejos começaram com o Bloco do Caçador no final da tarde, saindo do Largo da Carioca, passando pelo Largo do Rosário e terminando na Praça do Coreto. O tradicional Bloco da Alegria foi organizado pela Mocidade Independente do João Francisco, a Bateria da escola também foi a responsável por fazer o som acontecer, e animou o entardecer na Cidade de Goiás, a rota foi da Casa do Artesão (atual sede) passou pela Rua São Paulo, pela Praça do Coreto, e encerrou na sede da Mocidade.
‘’ Há mais de 20 anos o Bloco é tradição na Cidade, passando alegria para todos, o bloco como o nome já diz significa alegria.’’ Diz Michele Botelho, carnavalesca e vice-presidente da escola de samba Mocidade Independente do João Francisco.
Por volta das 21:30 horas aconteceu as Marchinhas e músicas de carnaval em geral, ao som da Banda Alternativa, no Mercado Municipal.
A folia de sábado começou as 10:00 da manhã, com uma Roda de Capoeira no Mercado Municipal, da União da Capoeira Angola Pró – adolescente (UCAPRA). Por volta das 12:30, também no Mercado, aconteceu o Samba no Mercado, com grupo Heróis do Botequim.
Durante a tarde, as 15:00 horas aconteceu o cortejo do Carnaval Feminista GSEX com a participação do Coró Mulher, o percurso foi iniciado no Largo do Rosário até a Praça do Coreto.
Um evento a parte, que não constava na programação oficial da Folia de Abril, foi a Roda de Viola dos amigos do Zé Leite, que aconteceu ás 21:00 no Clube da AABB, reuniu cantores, duplas e forrozeiros da musica caipira/sertaneja.
A noite foi a vez do desfile das escolas de samba da Cidade de Goiás, o local dos espetáculos foi na Avenida Sebastião Fleury(Avenida Beira Rio). Veja as Escolas e seus respectivos enredos:
– O enredo da Associação Esporte Clube Leão de Ouro foi “África: Suas lutas e seus encantos”.
– O enredo da Associação Mocidade Independente do João Francisco foi “Que a paz aconteça, que a guerra não prevaleça e que o amor permaneça”.
-O enredo da Associação Atlética União Goiana foi “Sob um céu de lona e um chão de estrelas. A União faz do circo um carnaval”.
Para encerrar o sábado de carnaval, logo após os desfiles, Carlos Rizzo, Poninha, Paulo, Ronaldo Oliveira e amigo fizeram um show com marchinhas e muita música de carnaval.
O encerramento desta edição da Folia de Abril (o carnaval fora de época) aconteceu no domingo as 10:00 horas, com apuração do desfile das escolas de samba no Mercado Municipal, a grande campeã desse ano de 2022, foi a Escola de Samba Associação Atlética União Goiana.
Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa na Cidade de Goiás
Comments are closed.