As cadeiras que eram ocupadas por nove vereadores, em janeiro de 2025 serão ocupadas por onze vereadores, após a eleição em outubro de 2024
Na noite desta terça-feira, (20/02), aconteceu a sessão da Câmara Municipal de Goiás, às 19h, no Auditório / Espaço de Convivência Comary Mendanha (a sede da Câmara Municipal de Goiás está em reforma), em que foi votado pelos vereadores a proposta de aumento das cadeiras, de nove para 11 vereadores.
Seis votaram a favor de acrescentar nove vereadores, três vereadores foram contra o acrescimo de mais dois vereadores. Tem que haver seis vereadores a favor, no mínimo pelo regimento da Câmara, para aprovação das leis.
Até 2024 eram 11 vereadores na Câmara Municipal de Goiás, mas uma lei do Supremo Tribunal Federal fez com que as Cidades incluindo Goiás tivessem somente 9 vereadores. A lei foi revisada em 2005.
Conversamos com o presidente da Câmara Municipal de Saúde, Zilwimar Maria Dantas, o Tizil, ele explicou porque aconteceu essa votação:
‘’É um projeto de setembro de 2023. A partir de 15 mil habitantes você pode pleitear o aumento do número de vereadores, hoje o Município de Goiás tem uma população de 24.071, segundo o ultimo censo do IBGE de 2022, ou seja, nós estamos gabaritados para que ocorra o aumento dos vereadores.’’, diz o vereador presidente.
‘’Com 11 vereadores aumenta a questão da representatividade dentro do Município, existe Município com 2 mil habitantes, com nove vereadores, por ser uma Cidade Patrimônio da Humanidade, foi essa ideia, estamos tentando retornar 11 vereadores há quase 20 anos’’, explica Tizil.
Ouvimos o vereador Edson da São Carlos, ele votou contra o aumento do número de vereadores da Câmara Municipal de Goiás:
‘’Votei contra porque não vi a necessidade de aumentar o número de vereadores em 2024.’’
Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás
Comments are closed.