Press "Enter" to skip to content

Cachaça do Vale Rio Vermelho é feita artesanalmente por família do Município de Goiás

Compartilhe

A Família Costa produz a Cachaça de engenho há mais de 29 anos, no Assentamento Mosquito, Vale do Rio Vermelho

O inicio da produção começou em 1994, quando turistas do Canadá foram visitar o Assentamento Mosquito, sugerindo ao Sr. Milton Duarte e Dona Sebastiana Nadir uma produção de cachaça artesanal de alambique, os canadenses e o Padre Felipe Leddet ajudaram financeiramente na compra do alambique de cobre, de 150 litros, que fabrica cachaça e whisky.

Milton estudou e pesquisou sobre a produção artesanal de cachaça, com ajuda do Padre Felipe, ele também viajou para São Paulo para conhecer as produções, a partir desse momento Milton montou a própria receita.

Segundo Mara Divina, Proprietária da marca Cachaça do Vale Rio Vermelho, filha do Sr. Milton:
‘’Em outros lugares o pessoal colocava outros produtos para acelerar a fermentação, meu pai e minha mãe tiraram esses produtos, a receita dele ficou suave e lembra o saquê, uma bebida alcoólica fermentada do Japão, acompanhada de Sushi.’’

Nesta época a cachaça não tinha uma marca, era vendida sem rótulos e em garrafas pet, a produção era pouca e mais artesanal, não era algo comercial.

A marca Cachaça do Vale Rio Vermelho e a grande produção

O Sr. Milton e a Sra. Sebastiana pararam a produção por problemas de saúde. Há 2 anos atrás, em abril de 2021, a filha do casal, Mara Divina da Costa teve a ideia de reativar o alambique e produzir novamente a cachaça, juntamente com sua filha Denise Maria da Costa.
‘Mandamos reformar o alambique e o engenho, porque eles estavam já danificados, não entedia nada de como funcionava essa reforma, tivemos que trazer a mão de obra da Cidade de Itaberaí. No começo ganhávamos e comprávamos cana de açúcar, plantamos no primeiro ano e não deu certo, esse ano deu certo e já cortamos a cana para a produção da cachaça, em junho.’’, explica Mara Divina.

Mara e Denise foram orientadas pelo Sr. Milton e Dona Sebastiana, produzindo a cachaça a partir da técnica deles, sem perder a qualidade, o sabor e a textura da receita original. Neste momento a família decidiu pensar em algum nome para a marca, Sr, Milton sugeriu o nome ‘’Cachaça do Vale Rio Vermelho’’, sendo cedido esse nome, pela chácara da Família Costa pertencer a região do Vale do Rio Vermelho, logo em seguida foi criado a logomarca com a foto de cima do alambique e o nome.

‘’Participamos do programa da linha de credito para o produtor rural, do Banco Solidário Popular da Prefeitura de Goiás em parceria com o Goiás Fomento, para investirmos no design do rótulo, no verso inserimos a história da nossa família na produção de cachaça. Criamos também um CNPJ, inscrição estadual e estamos buscando o registro do mapa do Ministério da Agricultura.’’, conta a proprietária da marca.

Onde encontrar a ‘’Cachaça Vale Rio Vermelho’’
A cachaça é vendida através Instagram @dovale_cachaca e os interessados podem chamar no direct, a Mara Divina também disponibiliza o número de telefone dela 62 98624-9359 para entrega ou encomendas da cachaça. Algumas distribuidoras vendem o produto, a cachaça é vendida nos pontos turístico no Centro da Cidade de Goiás, na Rua do Encontro, na Goyazes Turismo, parceiro da ‘’Cachaça Vale Rio Vermelho’’ e também é vendida na Feira da Agricultura Familiar, as quintas-feiras, das 16h30 às 20h.

A família está produzindo também a rapadura, feita a partir da cana de açúcar, é vendida com exclusividade na Feira da Agricultura Familiar, as quintas-feiras, sendo incluída no vale-feira.

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos-Higor César e Mara Divina 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.