Press "Enter" to skip to content

Banco de sangue da Cidade de Goiás precisa de doação de sangue

Compartilhe

O Instituto de Hemoterapia Santa Rita atende 19 Municípios, com sede na Cidade de Goiás, pelo fato de atender muitos Municípios precisa sempre de doação de sangue.  

 

Entrevistamos o Coordenador do Instituto de Hemoterapia Santa Rita o Enfermeiro Ricardo Silva Gomes, que trabalha no local há 21 anos coletando sangue. 

 

Onde está localizado o Instituto? 

–  O Instituto de Hemoterapia Santa Rita (conhecido como Banco de Sangue), está localizado na Rua Professor Alcides Jubé, Centro Cidade de Goiás, nº 14. 

 

Quando foi fundado? E por quem? 

– O Hemocentro funciona há mais de 30 anos, fundado pelo Sr. Francisco de Assis Macedo.  

 

Como está a doação de sangue? 

– Está de regular a bom, mas precisa ainda melhorar, na pandemia esteve pior. 

 

Para doar precisa pagar algum valor? 

– Não, o banco de sangue é 100 % SUS (Sistema Único de Saúde), portanto você não paga nada para doar. 

 

O local realiza somente coleta de sangue? 

– Sim, a transfusões de sangue é feita em hospitais, na Cidade de Goiás o procedimento é realizado no Hospital São Pedro de Alcântara.   

 

Qual o horário para a coleta do sangue? 

– Os voluntários que quiserem fazer a coleta, devem agendar presencialmente no local ou pelo telefone 3371-5195. O horário de coleta do sangue é de segunda a sexta-feira, das 8:00 horas até as 11:00, não pode doar em jejum. 

 

Há um tipo sanguíneo para doar? 

– Não, pode ser qualquer tipo sanguíneo. 

 

Quais os critérios para fazer a doação de sangue? 

– Estar bem de saúde, estar na faixa etária de 18 a 65 anos, dormir pelo menos 8 horas antes, não fumar duas horas antes do procedimento e não ingerir bebida alcoólica pelo menos 24 horas antes da doação. 

 

É feito exames nos voluntários para prosseguir a doação? 

Sim, é feito uma triagem técnica e clínica, a técnica é para saber se o doador pode prosseguir para a clínica, para depois realizar a doação, se o doador estiver anemia ele não poderá doar. Se o doador estiver apto a doar vai para sala de coleta, no máximo que ele pode doar é 450 ml de sangue, depois é feito todos os exames sorológicos, os exames para saber se há alguma doença infectocontagiosa (Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, HIV) e o doador pega esses exames com a carteirinha de doador. 

 

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal imprensa Criativa na Cidade de Goiás 

 

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.