Press "Enter" to skip to content

Atleta da Cidade de Goiás divulga e ensina a prática do Bumerangue

Compartilhe

Edson Braga é Bumeranguista há 9 anos e desde 2018 é atleta profissional desse esporte

Ele treina as modalidades do bumerangue no sábado das 7h ás 10h, na Praça Brasil Ramos Caiado, conhecida como Praça do Chafariz de Cauda, o local é grande, bem situado e sem empecilhos para jogar os Bumerangues. Braga tem vários bumerangues para quem quiser usá-los, inclusive o profissional ensina os interessados em praticar esse esporte, sem cobrar nenhum valor.

Edson começou neste esporte milenar quando morava no interior da Bahia, na Cidade de Senhor do Bonfim, praticamente aprendeu a usar o bumerangue sozinho, inicialmente para se divertir, depois ele conheceu outros participantes desse esporte e decidiu seguir profissionalmente.

Após começar profissionalmente, Edson viajou vários estados brasileiros para divulgar o esporte, participar de encontros e de campeonatos. Ele conheceu o atual campeão mundial, o bicampeão, André Caixeta, natural da Cidade de Patos de Minas.
“Fiquei uma semana na casa do André Caixeta, em Patos de Minas, antes dele se tornar campeão mundial duas vezes. Fazendo laboratório de fabricação de bumerangues e na aprimorarão de técnicas para pratica do esporte.”

O esportista tem um canal no YouTube, com objetivo de ensinar a fabricar o próprio bumerangue, a partir de materiais recicláveis e do dia dia. Acesse o link do canal Bumerangue Artesanais a seguir: https://youtube.com/@EdsonBraga137?si=fynIrFhEUJimIOW0

90% dos atletas de Bumerangue fazem artesanalmente o próprio objeto, cada um com sua particularidade de cor, formato e tamanho. Eles sentem a necessidade de adpatar a realidade e vivência deles.

Edson participa da Associação Brasileira de Bumerangue:
” Participei de vários campeonatos simbolicamente, entre eles o Campeonato Mineiro de 2019, em Patos de Minas, o Campeonato Brasileiro de 2020, em Ilha Comprida-SP e o Campeonato Brasileiro de 2021, em Paulínia-SP. A minha intenção é divulgar o esporte e trocar ideias com os atletas do bumerangue, sou um dos bumeranguistas que mais divulga o Bumerangue no Brasil.”

Edson está morando na Cidade de Goiás há 4 meses, ele voltou a sua cidade natal. Em breve deve sair do papel o projeto do atleta, com oficinas e treinos, para todos que quiserem participar, o projeto conta com apoio de alguns órgãos da cidade.

Desde 2016, Edson participa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o FICA, expondo as modalidades do Bumerangue. No primeiro ano ele não morava na Cidade de Goiás e se surpreendeu com a quantidade de pessoas que tiveram o interesse de conhecer e jogar o esporte.

As aulas do projeto de Edson devem ter várias etapas, a primeira fase para iniciantes, a segunda intermediária e a terceira avançada, além dos tipos de Bumerangue para cada faixa etária, os participantes vão se graduando na medida que vão desenvolvendo.

Bumerangue não é um esporte perigoso

Edson explica que o Bumerangue não é um objeto cortante, não é um objeto violento, muita gente tem um visão errada por não conhecer esse esporte, algo cultural. Como qualquer esporte se for jogado sem instrução de um profissional ou de forma errada pode ferir, é importante ter orientação de um jogador experiente e seguir as regras.

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos cedidas gentilmente por Fernando Arkanjo

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.